Os advogados brasileiros Ney Campos e Franck Gilberto e a servidora pública Arinéia Machado estudam há quase 2 anos de forma remota na universidade americana Ambra University. Ambros explicam como o intercâmbio ‘online’ foi opção para vivenciar a experiência de obter o sonhado diploma americano sem sair do Brasil. A redução do custo está entre as razões da escolha.
As restrições impostas pela pandemia fizeram com que muitos brasileiros mudassem os planos para fazer intercâmbio no exterior. Os EUA lideram entre os países mais procurados para formação complementar e obtenção de diploma estrangeiro. Por lá, as universidades ampliaram a oferta de cursos online e não retomaram totalmente o ensino presencial mesmo no pós-pandemia este ano.
Para driblar o momento desfavorável para realizar o intercâmbio internacional presencial e seguir adquirindo a conhecimento e robustez no currículo, é cada vez maior o número de brasileiros que aposta no intercâmbio de estudo online. Dados recentes do INEP mostram que aumentou a adesão de matrículas no ensino superior remoto dentro e fora do país.
Ney Campos, advogado foi um destes brasileiros que apostaram na matrícula em curso de mestrado em resolução de conflitos em universidade dos EUA de forma totalmente online. Segundo ele, além da economia com os custos de um intercâmbio presencial, um dos maiores motivos foi o alcance da experiência americana no assunto sem sair da sua casa em Minas Gerais.
“Além da economia uma outra vantagem é a questão da flexibilidade. Eu queria estudar em um mestrado que me proporcionasse a vivência do direito americano, da cultura dos EUA só que de forma remota. Percebi que era totalmente possível se escolhesse corretamente a instituição. Após inúmeras pesquisas me matriculei e estou quase finalizando o mestrado em resolução de conflitos. Foi uma experiência excelente saber como é a vivência fora do Brasil”, explica.
Outro advogado brasileiro, Franck Gilberto, se matriculou no mestrando em ‘Compliance’ da universidade americana – Ambra University. Ele realta que morando em Macapá, no município que reside, as opções de curso presencial eram poucas e o caminho ideal foi o ensino remoto.
“Aqui no Amapá não tem mestrado em Direito. A única oferta na linha ambiental era de 2012. De lá para cá não tivemos mais nenhum programa de pós-graduação Stricto sensu, na área jurídica. As linhas de pesquisas que são disponibilizadas aqui nos estados da região norte, Pará, amazonas que são próximos, não vinham ao encontro do meu anseio acadêmico. O caminho do estudo online foi o que me permitiu seguir estudando e obtendo conhecimento para aplicar na minha área de trabalho”, explica o mestrando.
A servidora pública brasileira Arinéia Macedo, que reside em Manaus, explica que teve que romper primeiro o próprio preconceito com o ensino superior remoto, principalmente em instituições de ensino superior no exterior. Para ela, pesquisar a fundo a instituição antes da matrícula auxilia na escolha certa e no alcance do objetivo final.
“Quando encontrei a opção de mestrado online na universidade americana em Direito Internacional, pensei: será que é isso mesmo? Aí comecei uma profunda análise do currículo dos professores – que está disponível no site – também uma busca por informações sobre a obtenção do diploma americano. Vi que se tratava de instituição registrada no estado da Flórida e com parcerias com grandes organizações no Brasil, não tive dúvida. Agora, quase terminando o mestrado, percebi que a flexibilidade do estudo online e o custo benefício são excelentes”, explica.
Formação em Português nos EUA
O Diretor de Educação da Ambra University – Alfredo Freitas, afirma que há mais de 10 anos a instituição pensou na oferta de cursos em português para auxiliar na formação de brasileiros expatriados mundo a fora. Segundo ele, foi uma surpresa que os cursos passaram a ser atrativos para o público que está no Brasil e que não dispõe, muitas vezes, de tempo para fazer um intercâmbio presencial.
“Vimos o número de matrículas saltar durante a pandemia. Mesmo antes, já tínhamos um grande número de estudantes do Brasil, Canadá, países da Europa, África do Sul, entre outros. Sem dúvida após mais de 10 anos vimos o ensino remoto auxiliar pessoas que vivem em regiões longínquas a seguir se capacitando e ganhando mais espaço em suas áreas de atuação. Esse é o grande objetivo nosso”, explica Freitas que é especialista em Educação e Tecnologia com 20 anos de experiência.
*Alfredo Freitas é pós-graduado em ‘Project Management’ pela Sheridan College no Canadá, graduado em Engenharia de Controle e Automação e Mestre em Ciências, Automação e Sistemas, pela Universidade de Brasília. O renomado profissional tem 20 anos de experiência em Tecnologia e Educação. É atualmente Diretor de Educação e Tecnologia da Ambra University. A Universidade americana é credenciada e tem cursos reconhecidos pelo Florida Department of Education (Departamento de Educação da Flórida) sob o registro CIE-4001. Além disso, a universidade conta com histórico de revalidação de diplomas no Brasil.