Canal Angelini esclarece a espiritualidade dos povos indígenas

Read Time:1 Minute, 43 Second

Os povos indígenas do Brasil são politeístas, cultivam muitas entidades, honram seus antepassados e a natureza. Segundo o censo demográfico de 2010, existem 305 etnias diferentes no Brasil e 274 línguas indígenas. Para entender a espiritualidade e a vivência religiosa dos povos indígenas brasileiros, a jornalista Cris Angelini vai entrevistar Clarice Gama da Silva Arbella, do Povo Tukano.

Pesquisadora e professora Indígena do Espaço de Estudo da Língua Materna e Conhecimentos Tradicionais Indígenas BUÛ-MIRI/AMARN, Clarice Gama da Silva Arbella nasceu na Comunidade Ananás, Distrito de Taracuá, Terra Indígena do Alto Rio Negro (AM), é graduada em Licenciatura Pedagogia, pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA, especialista em Gestão de Projetos e Formação Docente pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA e Mestranda em História na Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Foi presidente da Associação de Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro Residentes em Manaus – AMARN.

“Mostramos que além do tradicional Pajé, os indígenas creem em benzedeiras e na espiritualidade, em especial ligados à natureza. A religiosidade pode ser pelo canto, por preces, gratidão ao Deus criador. Agradecer a fartura, aos rios, a fauna e flora são rituais comuns aos povos indígenas. Uma das preocupações é a influência dos evangélicos fundamentalistas neopentecostais, que tentam converter lideranças indígenas em Pastores fundamentalistas. O objetivo é neutralizar a medicina e a cultura indígena. A grande indignação é o avanço da intolerância religiosa de alguns pastores em algumas tribos”, explica Cris Angelini.

A professora Clarice ainda vai abordar como a natureza, as constelações e o clima regem os ritos da espiritualidade dos povos indígenas e como as mudanças climáticas interferem na tradição do sagrado, além da necessidade de resguardar a cultura e a espiritualidade dos povos indígenas.

O programa sobre a “Espiritualidade dos povos indígenas” com Clarice Gama da Silva Arbella estreia dia 28 de abril no Canal Angelini pelo YouTube e em podcast no Spotify.

Canal Angelini/Divulgação

Vera Moreira/ Assessora de Imprensa
(11) 3253-0729 e 99973-1474 – vera@veramoreira.com.br