De 2015 a 2022, o público maior de 65 anos cresceu nas redes sociais

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Democratização ao acesso digital traz novos questionamentos e permite que idosos tenham pleno acesso à informação

 

Considerada uma potente ferramenta de trabalho e informação, a internet vem se tornando cada vez mais democrática. Pesquisa realizada no Brasil pela Kantar Ibope Media aponta que, entre os anos de 2015 e 2022, o público maior de 65 anos com acesso às redes sociais cresceu significativamente. O IBGE de 2021 também apontou que pela primeira vez na história o acesso à internet passou da metade na faixa acima dos 60 anos. 

 

O relatório da Kantar traz informações bastante completas analisando dados do Target Group Index, que verificou o comportamento de aproximadamente 12 regiões metropolitanas no Brasil. O levantamento aponta que o maior crescimento aconteceu na rede social Instagram, pertencente a Meta Inc., onde o acréscimo foi de cerca de 5.000%. O segundo maior crescimento aconteceu na plataforma de vídeos YouTube, onde o crescimento foi de 886%. A pesquisa também mostra que os idosos se tornaram 707% maiores no WhatsApp, aplicativo voltado a mensagens, e 225% mais presentes no Facebook, serviços também oferecidos pela Meta Inc.

 

Considerados da geração Baby Boomer, ou seja, nascidos entre 1945 e 1964, nunca foram o público-alvo dos serviços oferecidos de forma online. Segundo o head of go-to-market & field marketing da Kantar, Eduardo Alves, o mercado precisa mudar sua visão e olhar para essa geração como consumidora e ativa das redes sociais e demais serviços online, e não mais como a minoria.

 

O especialista afirma ainda que as plataformas precisam adaptar sua linguagem de publicidade, permitindo que empresas segmentem ainda mais seus anúncios e seu conteúdo. Ou seja, é preciso fazer análises e segmentações voltadas não só à idade dos usuários, mas também a experiências de vida e comportamento, permitindo que o conteúdo seja entregue de forma mais assertiva e menos genérica. 

 

O aumento no uso da internet entre a faixa etária já vinha em crescimento ao longo dos anos, mas, com o isolamento social, causado pela pandemia da Covid-19, os idosos foram inseridos mais abruptamente nesse meio. As redes se tornaram a principal ferramenta de comunicação com os familiares e amigos, além de ser fonte de informação e proporcionar atendimentos médicos de forma virtual. Os idosos também passaram a utilizar os serviços para consultar preços e promoções de produtos, consumir e pagar contas.

 

Mesmo com o aumento, indivíduos acima dos 65 anos ainda possuem desvantagens na hora de acessar as tecnologias, quando comparados àqueles nascidos na era digital. Por isso, políticas públicas para a inserção desse público a novas tecnologias como smartphones, notebook i7 e demais modelos são tão importantes quanto a ajuda de familiares, facilitando a inclusão e diminuindo inseguranças.