Com a proximidade da Black Friday e a variedade de cupons de desconto, fica a dúvida sobre quais são os mais vantajosos. A plataforma Eu Amo Cupons revela quais são os vouchers mais desejados pelos consumidores e ajuda a escolher os melhores códigos promocionais, que proporcionam economia financeira, poder de barganha, sensação de exclusividade e satisfação ao fazer um bom negócio.
Segundo o levantamento da Eu Amo Cupons, 77,5% dos usuários buscam vales desconto para qualquer compra no site da loja parceira. Os vouchers de frete grátis são preferidos por 10% do público, seguido pelos códigos válidos para primeira compra, que somam 7%. Os 5,5% restantes representam a procura por itens específicos, como “cupom de desconto para Playstation 5”. O ranking foi feito com os dados coletados no último ano pela plataforma, que gerou mais de R$ 136,6 milhões de economia nos mais de três milhões de cupons distribuídos desde 2016.
O favoritismo dos tickets de desconto não refletem, necessariamente, que essas são sempre as melhores opções. “O tipo de produto ou serviço influencia na escolha. Há uma mudança de comportamento quando o objeto de desejo é um item grande como um eletrodoméstico, cujo custo da entrega costuma ser mais alto. Nesses casos, geralmente vale mais a pena optar pelo frete grátis”, observa Rogério Vairo, criador do site especializado em ofertas e promoções. Tal escolha pode ser crucial para a efetivação da compra, uma vez que 68% dos carrinhos são abandonados na etapa de dados para entrega – de acordo com recente pesquisa da Yampi. Com o voucher de isenção de taxa, reduz-se as chances de desistência.
Cupons de desconto causam empoderamento, exclusividade e satisfação
Mais do que economia financeira, os vales proporcionam ao consumidor a sensação de recompensa, de exclusividade e de poder de negociação. Enquanto na loja física ele consegue barganhar alguma redução pelo pagamento à vista, no online ele consegue fazer melhores negócios através dos códigos promocionais. “É satisfatório conseguir um valor diferenciado e especial, além de ter a percepção de economia, de enxergar a diferença de preços ao aplicar o cupom”, afirma Vairo. Não por acaso, 35% dos brasileiros preferem comprar com apoio de lojas de desconto, revelou um estudo da Nielsen. Assim, vale a pena usar a calculadora para fazer as contas da diferença.
Dos vale descontos, os de primeira compra devem ter prioridade na consideração dos consumidores, por terem apenas uma chance de uso. “As lojas oferecem esses tickets para atraírem novos clientes, enquanto as outras promoções ajudam a fidelizá-los”, conta o fundador da Eu Amo Cupons. Tal tática colabora para a marca de 91 milhões de consumidores de e-commerces brasileiros, que têm a expectativa de chegar a R$ 205,11 bilhões de faturamento em 2024 – um crescimento de 10.45% em comparação com o ano anterior –, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm).
Consumidor quer brinde quando compra produtos de beleza
Mimos oferecidos aos clientes são outros grandes chamarizes, principalmente na categoria de beleza, em que 80% dos e-commerces disponibilizam vale presente. “Quando não encontram os cupons que desejam, os usuários optam por outros que oferecem brindes em troca de um valor mínimo de compra”, aponta Vairo. Nesse caso, é importante analisar as regras de resgate, tamanho e características do item ofertado.
Na categoria de Beleza e Cosméticos da Eu Amo Cupons, 60% dos usuários buscam códigos de desconto válidos para qualquer compra no site da loja parceira, enquanto 26% ativam vouchers de primeira compra. Empatados em terceiro lugar estão as ofertas de brindes e de frete grátis, com 6,22% cada, enquanto os outros 1,5% buscam por produtos específicos, já com o nome da marca e da loja. E, assim como nos outros setores, o recomendado é garantir as oportunidades após refletir e, assim, realizar uma bela compra.