Pelo terceiro ano consecutivo, Sara Elydio participará da NRF 2025 em Nova York

Read Time:3 Minute, 12 Second

Representante feminina no varejo global, a palestrante Sara M. Elydio confirmou sua participação, pelo terceiro ano consecutivo, no NRF (National Retail Federation), o maior e mais influente evento de varejo do mundo, que em 2025 será realizado em Nova York, entre os dias 12 e 14 de janeiro. Além de sua presença, Sara irá liderar uma comitiva de empresários e executivos do Brasil, chamada VAREJO WOW.

A NRF reunirá líderes do setor para explorar temas como inovações, tecnologias e estratégias que estão moldando o futuro do consumo em escala global. O evento que acontece há mais de 100 anos em Nova York, conta com cerca de 40 mil participantes – 10 mil brasileiros, 175 palestras e talks e cerca de mil empresas e startups parceiras e expositoras.

“O evento oferece uma verdadeira imersão nas práticas e aprendizados das maiores empresas mundiais e a presença na comitiva proporciona uma oportunidade única para os participantes se conectarem com essas tendências diretamente em Nova York, além da troca com outros executivos e empresários do Brasil, já que somos o segundo país com mais representatividade na feira”, afirmou Sara.

Em 2024, Sara também se destacou como uma das poucas profissionais do varejo brasileiro a estar presente nos três principais eventos da área, ao participar do Retail’s Big Show Ásia Pacific, em Cingapura, e no South by Southwest (SXSW – Texas). Para a temporada 2025, Sara já confirmou presença em Cingapura e também na primeira edição da NRF Europa, que acontecerá em Paris, no mês de setembro.

Mesmo que o público feminino represente mais da metade das participantes neste grande evento, dentre as mais de 15 delegações e comitivas formadas no Brasil para a NRF a “VAREJO WOW” é uma collab entre Sara Elydio e a Zaros Escola de Negócios, sendo a única que conta majoritariamente com mulheres na direção e curadoria do programa.

Representatividade Feminina no Varejo
A presença de Sara Elydio nos maiores eventos do varejo global ressalta a sua meta e busca pela crescente representatividade feminina em um setor historicamente dominado por homens. Mesmo as mulheres representando uma parte significativa da força de trabalho no varejo, sua participação em cargos de liderança e como palestrantes ainda é limitada.

• A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE, de 2022, indicou que 51,1% dos trabalhadores no setor de comércio varejista e reparação de veículos automotores eram mulheres.
• Uma pesquisa do Instituto Mulheres do Varejo (IMDV) em 2021 revelou que as mulheres representam 47% da força de trabalho no varejo brasileiro.
• A 23ª edição do Club Survey Varejo, divulgada pela Korn Ferry em novembro de 2023, apontou que 54% dos profissionais do varejo no Brasil são mulheres.
Entretanto, quando se trata de cargos de liderança e palestrantes, os números são bem diferentes:
• Um estudo global da McKinsey & Company em 2020 descobriu que apenas 25% dos cargos de liderança sênior em varejo e bens de consumo eram ocupados por mulheres.
• Uma pesquisa da revista Época Negócios em 2022 com 500 empresas brasileiras de diferentes setores, incluindo varejo, indicou que 32% dos cargos de gerência eram ocupados por mulheres.
• Segundo dados do Instituto Catho de 2023, a presença de mulheres em cargos de liderança no varejo brasileiro ainda é baixa, com apenas 37% ocupando tais posições.
• Já uma pesquisa da Talentos da Comunicação em 2021 analisou 100 eventos de marketing e comunicação no Brasil e constatou que 65% dos palestrantes eram homens e apenas 35% mulheres, e um estudo da Women in Marketing Brasil em 2022 com 200 profissionais de marketing revelou que apenas 30% dos eventos de marketing que participaram tiveram mulheres como palestrantes principais.

Esses dados destacam a importância da representatividade feminina no setor e como profissionais como Sara Elydio estão na vanguarda dessa mudança, buscando referências e tendências para trazer ao varejista brasileiro, apesar das adversidades e desafios.
______________
Engenho da Notícia