Receita líquida atingiu R$ 75,9 milhões no período, impulsionada principalmente pelas vendas de equipamentos para provedores de serviços de internet
Campinas, 31 de outubro de 2024 – A Padtec Holding (B3: PDTC3) – única acionista da Padtec S/A, maior fabricante de sistemas de transporte óptico da América Latina – encerrou o terceiro trimestre de 2024 com receita líquida de R$ 75,9 milhões, valor que representa um crescimento de 10,8% em relação aos R$ 68,5 milhões obtidos no trimestre anterior. A margem bruta no terceiro trimestre foi de 32,1%, a geração de caixa (EBITDA) somou R$ 6,8 milhões (margem EBITDA de 9,0%) e o lucro bruto registrado atingiu R$ 24,3 milhões (aumento de 12,7% em comparação ao segundo trimestre).
“Os resultados da Padtec seguem evoluindo, apesar da demanda global por equipamentos de transmissão de alta capacidade ainda não ter retornado aos níveis dos últimos anos”, avalia Carlos Raimar, CEO e diretor de Relações com Investidores da empresa. “A estrutura de capital atual e o foco permanente na eficiência operacional, com controle de custos e despesas, permitem à Padtec continuar conduzindo suas operações de forma segura e sustentável, viabilizando o crescimento e a diversificação das origens das receitas da empresa”, acrescenta.
Raimar destaca um resultado relevante registrado no terceiro trimestre: as receitas líquidas geradas no Brasil pela unidade de negócios Equipamentos cresceram 22,7% em relação ao trimestre anterior, devido principalmente ao aumento de mais de 70% nas receitas procedentes das vendas para provedores de serviços de internet (ISPs) nesse período. “Esse é um segmento importante do mercado, que vem investindo cada vez mais em sistemas DWDM para atender à demanda crescente de seus clientes por mais capacidade e novos serviços de internet”, afirma Raimar.
Em agosto, a Padtec chegou ao estado de Roraima, por intermédio do provedor InfoRR, que está expandindo sua atuação para o Amazonas, com a construção de um novo trecho de rede óptica DWDM conectando as capitais Boa Vista (RR) e Manaus (AM). A nova rede tem quase 800 quilômetros de extensão e, além das capitais Boa Vista e Manaus, cobre mais seis municípios dos estados de Roraima e Amazonas. O projeto, implantado em parceria com a 4WNet Telecomunicações, envolve o fornecimento de um sistema DWDM completo da Padtec, com recursos de monitoramento do estado físico da fibra óptica e de reconfiguração automática da rede para adição de capacidade.
Outro destaque do terceiro trimestre foi o início das entregas para clientes do novo transponder da plataforma LightPad Max, lançado em maio deste ano pela Padtec. Desenvolvido para atender às demandas do mercado por capacidade de transmissão cada vez maior, o novo transponder passou por teste de campo em ambientes reais, entre eles na rede da Brisanet, que comentou publicamente seu excelente desempenho, ao atingir a taxa de transmissão de 800 Gb/s por canal óptico, em um trecho de aproximadamente 350 quilômetros. Com o novo transponder dual desagregado (ou standalone), a Brisanet pretende ampliar a capacidade de tráfego de seu backbone óptico, que atualmente cobre mais de 150 cidades em vários estados do Nordeste.
Além disso, em julho, a Padtec anunciou parcerias com canais comerciais com foco na ampliação do mercado para seu portfólio de soluções voltadas a redes IP – que incluem a linha de switches e roteadores IP da empresa UfiSpace, de Taiwan, e os softwares da IP Infusion e da Arrcus, dos Estados Unidos, comercializados pela Padtec em toda a América Latina. A intenção é reforçar as vendas dos produtos dessa linha junto ao público-alvo, que são as operadoras e provedores de serviços de internet (ISPs), além de, por intermédio dos novos parceiros, levar essas soluções para outros segmentos de mercado, como o financeiro, governo e enterprise, por exemplo.
Com o objetivo de estar sempre próxima de seus clientes, entre janeiro e setembro de 2024 a Padtec marcou presença em 12 feiras e congressos realizados em vários países da América Latina (Peru, Colômbia, Argentina, Porto Rico, Chile, Venezuela, Equador, Bolívia), no México e nos EUA e conduziu quatro Padtec Talks direcionados a clientes nesses mercados. No Brasil, patrocinou 15 eventos, além de realizar encontros presenciais e virtuais do Pad Technology Day e Padtec Talks.
O relatório de resultados trimestrais completo está disponível na página ‘Relações com Investidores’ do site da Padtec (www.padtec.com.br/investor/padtec-holding/).