Grupo paranaense começa a investir em startups

Read Time:2 Minute, 40 Second

Grupo Integrado, instituição paranaense de ensino com 38 anos de mercado, iniciou uma frente de investimento em startups. Com apoio do Founders Club,  a companhia criou o Corporate Venture Capital (CVC), ou Capital de Risco Corporativo, e anunciou o primeiro investimento estratégico dessa operação na fintech Baasic.

Sediada em Aracaju (SE), a empresa de tecnologia financeira tem o objetivo de abrir portas para novos negócios com a frente de embedded finance (finanças embarcadas) na estratégia do Grupo.

Potencial de crescimento

O CVC é uma modalidade de investimento em que grandes empresas alocam recursos em startups com alto potencial de crescimento. Essa estratégia vai além do retorno financeiro e busca a aquisição de conhecimento, tecnologia e talentos inovadores que complementam os negócios da investidora.

“Estamos muito animados com essa parceria. Acreditamos no potencial da Baasic, especialmente porque a equipe de liderança possui vasta experiência no setor financeiro, tendo atuado em instituições de grande porte. Esse é um mercado com imensas possibilidades e nossa sociedade com a fintech certamente abrirá novas oportunidades para ambas as partes”, afirma Jeferson Vinhas, CEO do Grupo Integrado.

Mais investimentos à vista

Nesse processo, a parceria com universidades é fundamental para repensar modelos de ensino e pesquisa, tornando-as centros de inovação. Além disso, o Grupo Integrado conta com o apoio da Founders Club; uma aceleradora não convencional que apoia fundadores de startups em sua jornada, oferecendo networking, conexões com grandes empresas, investidores e educação continuada para potencializar o crescimento dos negócios.

“Prevemos realizar mais uma rodada até o fim do ano, na qual selecionaremos duas ou três startups. Para definir essas novas operações, avaliamos fatores como a aderência dos projetos às nossas verticais, o grau de inovação, o potencial de crescimento e uma análise criteriosa da governança das empresas envolvidas”, complementa Alan Sales da Fonseca, CFO do Grupo Integrado. .

“A Baasic permite que empresas de diferentes setores integrem serviços financeiros diretamente em suas plataformas, de forma rápida e sem complicações. Esse modelo não apenas simplifica o acesso a produtos financeiros, como também cria novas oportunidades de negócios” afirma Helom Silva, CFO da Baasic.

“Desenvolvemos nossa plataforma com foco em personalização, escalabilidade e segurança. Com uma infraestrutura cloud e uma arquitetura orientada a serviços, garantimos escalabilidade contínua, enquanto nossa sólida estrutura de segurança assegura a proteção e integridade dos dados,” destaca Luciano Passos, CTO da Baasic.

Além do aporte financeiro, o Grupo Integrado ocupará uma cadeira no Conselho de Administração da Baasic, permitindo uma participação ativa nas decisões estratégicas da fintech. O Integrado também apoiará com mentorias e consultorias especializadas, compartilhando experiência e know-how para acelerar o desenvolvimento e a expansão da fintech.

“Buscar projetos e parcerias que fomentem a inovação faz parte do DNA do Grupo Integrado. Acreditamos no grande potencial da Baasic e estamos confiantes de que, juntos, transformaremos a área da educação”, afirma Vinhas.

Aporte na Baasic

A missão da fintech é descomplicar a integração de serviços financeiros no portfólio de empresas não financeiras, utilizando métodos ágeis que permitem concluir o processo em até 90 dias. A solução inclui desde aplicativo e plataformas de internet banking white label até contas digitais, cartões de crédito, empréstimos, investimentos e seguros, sempre mantendo a experiência do cliente como prioridade máxima.