Estácio terá cursos de Fisioterapia e Medicina Veterinária em formato presencial

Read Time:1 Minute, 44 Second

A Estácio do Rio Grande do Sul recebeu, recentemente, a autorização do Ministério da Educação para que os cursos de Medicina Veterinária e Fisioterapia sejam ofertados de forma presencial. O processo de autorização incluiu uma visita presencial, oportunidade em que foi avaliada a adequação da infraestrutura física da instituição, dentre outras dimensões. Embora as visitas tenham ocorrido no ano de 2024, a espera pela autorização durou alguns anos. A publicação da Portaria nº 514, portaria de autorização necessária para o funcionamento dos cursos, se deu em 20 de setembro de 2024.

Segundo o Diretor Geral da Estácio FARGS, Diego Candido, com a introdução dos cursos presenciais, a comunidade local de Porto Alegre será beneficiada por meio de atendimentos gratuitos. O curso de Fisioterapia prevê a oferta de serviços de reabilitação, atendimentos infantis e suporte para acidentados. Já o curso de Medicina Veterinária oferecerá atendimento clínico, orientações e pequenas cirurgias para animais, tudo de forma gratuita. “O curso de Medicina Veterinária tem uma de grande importância na saúde pública, especialmente no cumprimento da legislação para o manejo de carnes, bovinas, suínas e de aves. Então, com esses dois cursos, nós ficamos com um grande portfólio, praticamente completo nessa área, faltando apenas a Medicina e a Odontologia”, esclarece.

A partir do mês de novembro, serão abertas as inscrições para os cursos no site da Estácio FARGS. Para Fisioterapia a oferta será de 100 vagas, enquanto Medicina Veterinária terá 80 vagas disponíveis na modalidade presencial. “A inscrição é pelo site. A partir de novembro nós já temos o vestibular, com as turmas previstas para iniciar no mês de fevereiro”, destaca Candido.

De acordo com o diretor, a estrutura necessária para os anos iniciais já está implementada, incluindo laboratórios de anatomia de animais e uma clínica de fisioterapia equipada. A médio prazo, as clínicas de atendimento à comunidade serão instaladas, reforçando o compromisso da instituição com a qualidade do ensino e o atendimento à população. “É claro que a médio/longo prazo, nós temos a instalação das clínicas de Fisioterapia e Medicina Veterinária com atendimento para a comunidade”, finaliza.