Nesta era contemporânea, a integração de propósitos e negócios tem sido cada vez mais relevante no desenvolvimento empresarial. O C12, um fórum internacional de empresários cristãos, que conta com 300 membros no Brasil atuação em diversos estados brasileiros, tem se tornado uma ferramenta substancial na formação de uma nova geração de líderes, que não apenas aspira o sucesso financeiro de seus empreendimentos, mas também deseja criar um impacto significativo e duradouro para todo o ecossistema empresarial.
Sérgio Damiani, fundador do C12 no Brasil, avalia que a iniciativa é essencial para líderes que buscam integrar fé e prática empresarial de maneira harmoniosa. Segundo Damiani, o C12 oferece “ferramentas, recursos e uma metodologia” para que os empresários possam usufruir de uma vida integrada, conciliando negócios com propósitos significativos. Esta abordagem não só aprimora as operações em uma organização, mas também enriquece o posicionamento da liderança, com um senso de missão mais amplo.
“Nós temos duas vertentes bem claras no C12, que é aprimorar os negócios, aprimorar a gestão das empresas e, ao mesmo tempo, prover ferramentas, recursos e uma metodologia para fazer essa integração de grandes negócios e grandes propósitos. O que nós vemos é que existe um desejo por parte de empresários cristãos de avançar neste sentido, de viver uma vida só, integrada. E eu vejo que o C12 provê essa condição, através de ferramentas, materiais de altíssima qualidade, conteúdo relevante, atual e aplicável”, explica Damiani.
Uma pesquisa recente, realizada pelo C12 Global, envolvendo mais de 3.000 membros, destaca os resultados positivos do Fórum: 94% dos CEOs reportaram crescimento em liderança; 98% implementaram ideias do C12 que melhoraram seus negócios; e 73% observaram um aumento na rentabilidade. Estes dados não apenas sublinham a eficácia do C12 em aprimorar capacidades de gestão, mas também em promover um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, com 80% dos membros reportando melhorias significativas nesse aspecto. Entre os colaboradores das empresas que fazem parte do Fórum, é crescente a visão de que a liderança é estimulante e, em termos gerais, remete a compreensão de que a alta rotatividade entre os jovens colaboradores pode estar associada à falta dessa visão.
A partir do C12, Sérgio Damiani, avalia que as empresas poderão mudar em todos os aspectos ao definirem seu propósito.
“Eu creio que as empresas vão poder contratar mais ou vão perder mais funcionários dependendo do propósito que elas têm. E eu creio também que os próprios funcionários vão escolher onde trabalhar olhando para o propósito específico de cada empresa. Eu creio que esta é uma tendência no mundo todo: contribuir para que os jovens empresários se adaptem às novas tendências de mercado sem perder valores cristãos”, analisa ele.
Damiani enfatiza a relevância do C12 também para a nova geração de empreendedores, especialmente, no contexto de jovens inovadores, que começam a empreender cada vez mais cedo. Os currículos do C12 têm sido adaptados a essas mudanças, investindo em digitalização e renovando sua marca para se conectar com esse público mais jovem. Além disso, a expansão internacional do C12, com novas operações em locais como Ucrânia e África do Sul, ilustra o apelo universal à combinação de negócios com propósitos fundamentados na fé.
O fundador do C12 é profundo e reflexivo ao aconselhar atuais e futuros empreendedores: “Meu conselho é parar de pensar em herança e começar a pensar em legado. Muitas vezes, nós pensamos em construir riquezas e gerar lucro, para que os filhos e netos tenham uma herança, não pensando no legado que estamos deixando. Então para mim tem uma conexão muito clara entre propósito, negócio e legado. Quando nós pudermos unir esses três pilares de propósito, negócio e legado, atingiremos o equilíbrio e a harmonia que esperamos para o sucesso – é isso que eu acho que tem que ser o foco de todo empreendedor e todo jovem empreendedor”, finaliza.
Conferência C 12
A Conferência do C12 Brasil, esse ano acontece em Curitiba nos dias 01 e 02 de novembro. Confira a programação:
Lucas Hayashi com Liderança Antecipatória: “Agir ao invés de reagir”, trazendo insights sobre como líderes podem antecipar desafios e liderar de forma proativa.
Thiago e Louise Nieweglowski discutirão Como construir grandes negócios, sem sacrificar as nossas famílias?, abordando o equilíbrio entre o sucesso profissional e a vida familiar.
Julio Luchmann fará a palestra Saúde 360º aplicada à alta performance nos negócios, explorando como a saúde integral influencia o desempenho nas empresas.
Jorge Nishimura, do Grupo Jacto, apresentará Visão com Ação, mostrando como transformar grandes ideias em realidade.
Marco Silva e Thiago Nieweglowski vão compartilhar sua visão sobre: A importância da autenticidade e clareza da visão e do propósito na vida do Homem.
Thais Akiyama e Louise Nieweglowski conduzirão a palestra Mulheres: Qual o papel da Mulher na Sociedade Moderna? destacando a relevância do protagonismo feminino nos negócios.
Flávio Ratzke, abordará Segurança Psicológica: a chave para relacionamentos fortes, reforçando a importância de ambientes seguros nas organizações.
Braz Gondim falará sobre: O papel do fracasso e da dor como parte do processo de crescimento, discutindo a necessidade de resiliência para enfrentar desafios.
Luciana Asper tratará do tema: A integridade como alicerce da sustentabilidade dos negócios, destacando a importância da ética na construção de empresas com firmeza.
Ismael Akiyama e Harold Schultz abordarão o tema: Do manual ao automático: como a Inteligência Artificial está redefinindo a eficiência empresarial, uma análise sobre a automação e inovação tecnológica nos negócios e;
Rafael Borges que vai abordar a Redenção Econômica.
Mais informações sobre o C12 Brasil acesse o site oficial www.c12brasil.com.br e para as inscrições para a Conferência Nacional www.c12brasil.com.br/conferencia.