Coragem. É o que pede a campanha da SPR para a Unisinos

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Agência buscou uma comunicação ousada, autoral, verdadeira e disruptiva, que se conectasse com o público jovem no momento em que ele precisa tomar uma das primeiras grandes decisões da sua vida

 

A dúvida e a ansiedade típicas do momento da escolha da profissão deixam muitos jovens paralisados, quase como cágados – animais conhecidos por seus movimentos e reações lentas. Aproveitando essa analogia, a SPR propôs uma estratégia ousada e disruptiva no mercado da comunicação no Brasil para a campanha de vestibular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Com o conceito “Coragem é estar presente“, a campanha convida os jovens a se libertarem dessa referência aparente aos cágados, tirarem o peso das costas (semelhante a um casco, enorme e pesado) e terem coragem para se realizar em uma das melhores universidade privadas do país.

No filme da campanha, cágados com características humanas tentam viver suas vidas lentamente, até que um deles se liberta dessa imagem e inspira outros a fazerem o mesmo. Com ousadia e criatividade, a ação publicitária é um convite divertido e provocativo para que os aspirantes a uma vaga na universidade tirem o peso das dúvidas das costas e venham para um ambiente onde possam desenvolver a sua melhor versão. O principal desafio foi buscar uma comunicação que se conectasse profundamente com o público jovem, e que fosse autoral e verdadeira, capaz de ser notada em um mercado competitivo como é o da educação.

“A liderança criativa desta campanha da Unisinos reflete a postura corajosa e inspiradora que a instituição assume ao convocar seu público a acreditar na força interior de cada um. Em um período marcado por angústias e medos, a saída do Ensino Médio e a entrada em uma nova fase é um grande desafio para todos”, pontua Fábio Henckel, diretor de criação da SPR, destacando que a Unisinos não floreia essas dificuldades; ao contrário, usa de uma analogia poderosa para demonstrar empatia com esse sentimento, sem medo, sem peso nas costas, com coragem de realizar. “Elogio a equipe de marketing do cliente, que se recusou a seguir fórmulas repetitivas, optando por um caminho de audácia e originalidade. Apostamos na ilustração como uma ferramenta capaz de contar uma história complexa e, ao mesmo tempo, inspirar através de um visual rico e artístico. A mistura inovadora de técnicas do 3D para o 2D, que simula proporções realistas e conecta-se à realidade da universidade, é um exemplo dessa ousadia”, ressalta Henckel.

O conceito central da campanha, que exalta a coragem de estar presente e de não se esconder atrás de desculpas, é ilustrado pela metáfora do casco, do peso das costas, de ‘não seja um cágado, tenha coragem’. “Essa comunicação é um passo audacioso, onde a Unisinos lidera a inovação no setor e inspira uma nova geração a acreditar em si mesma. Estou extremamente orgulhoso do que alcançamos juntos e acredito que a campanha ressoará profundamente com nossa comunidade e além”, complementa o diretor de criação da SPR.

Denis Alessandro da Silva, diretor de Marketing e Relacionamento da Unisinos e defensor da criatividade como diferencial estratégico das marcas, ressalta que a agência deve ser um parceiro estratégico, com a missão de promover a arte, provocar reflexões e conectar-se profundamente com o cliente e seu público. “Meu papel é sempre buscar um caminho que fuja do padrão do setor, e quando vi a proposta criativa apresentada, aprovei na hora. Lembro-me de uma campanha da SPR para a Meber Metais que também seguia essa linha inovadora. Para esta campanha de vestibular da Unisinos, acredito que conseguimos tocar os jovens em um momento crucial: a decisão de ingressar na universidade”, afirma.

Confira o filme e as peças da campanha no link.

 

FICHA TÉCNICA

Campanha: Coragem

Cliente: Unisinos

Agência: SPR

Peças: Filmes de 60″ e 30″, jingle, anúncios para mídia impressa, OOH e mídia digital

Diretor-Executivo: Juliano Brenner Hennemann

Diretor de Estratégia e Inovação: Gustavo Ermel

Diretora de Operações: Giorgia Antunes Lorenz

Diretor de Criação: Fábio Henckel

Gerente de Criação: Cléber dos Anjos

Gerente de Atendimento: Barbara Vellwock

Atendimento: Bruna Rodrigues

Gerente de Planejamento: Guilherme Bueno

Planejamento: Matheus Sesterhenn

Direção de Arte: Cleber dos Anjos e Felipe Serafim da Costa

Redação: Fábio Henckel e Jeverson Senger

Arte-Finalização: Joel Nunes

Produção: Luana Ramos e Marina Persch

Head de Performance Digital: Fabio Schünke

Head de Estratégia Digital: Christian Schünke

Produtora de Animação: Dr.Smith!

Diretora: Alice Machado

Diretor de Animação 3D: Juliano Rybarczyk

Animatic: Alice Machado

Modelagem 3D: Rodrigo Guimarães

Rigging: Gugapixel

Animação 3D: Rodrigo Guimarães e Artur Kerschner

Animação 2D: Tadao Miaqui

Composition: Juliano Rybarczyk

Lookdev: Juliano Rybarczyk

Direção de Arte / Concepts: Iata Andersen

Ilustrações: Deivy Costa

Atendimento: Rosângela Catalan Barreto

Áudio: Batuque

Produção Musical e Direção Musical: Henrique Kunz Neto

Copes e Atendimento: Daniela Camaratta

Aprovação do Cliente: Denis Alessandro Azevedo da Silva

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Sobre a SPR

Com o posicionamento DEScommodity-SE, a SPR, com sede no Rio Grande do Sul, há 27 anos busca valorizar e dar sentido às marcas através de inteligência estratégica, ousadia e criatividade, inspirando e conduzindo os clientes na missão de transformar suas marcas no ativo mais valioso das organizações. No portfólio de clientes estão marcas reconhecidas como Randon, Frasle Mobility, Farmácias Associadas, Tipler, Artecola, Romanzza, IBASA, Keko Acessórios, Senar-RS, Prefeitura de Porto Alegre e Fenac Experiências Conectam, entre outras. Conheça mais no site da SPR e visite a Sala de Imprensa.

 

LEGENDA DA IMAGEM

SPR assina a campanha de vestibular da Unisinos que exalta o conceito “Coragem é estar presente

Crédito: Divulgação SPR