568 animais foram avaliados na 13ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade

Read Time:3 Minute, 21 Second

No dia 12 de setembro, a Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) promoveu a 13ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, no frigorífico Friboi, da cidade de Pedra Preta (MT). O evento contou com o apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal e da Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT).

Ao todo, foram 434 machos não castrados terminados em confinamento, desse grupo 87% tinham até 2 dentes incisivos permanentes, indicando cerca de 2 anos de idade, com 99,5% apresentando cobertura de gordura mediana e um peso médio de 22,5 arrobas

Já entre as fêmeas, 134 foram avaliadas, terminadas tanto em pastagens como em confinamento. 80% delas com até 2 dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade) e 100% com cobertura de gordura mediana ou uniforme, com um peso médio de 17,5 arrobas.

Como destaque do evento, foram apresentados machos e fêmeas jovens, pesados e com cobertura de gordura muito boa.

Melhor Lote de Carcaças de Machos

Os ganhadores do Melhor Lote de Carcaças de Machos foram: Nelson Silveira Carvalho, da Fazenda Buracão (Itiquira/MT), que conquistou a Medalha de Ouro, Amaggi Pecuária Ltda, da Fazenda SM 02 B (Rondonópolis/MT) ganhou a Medalha de Prata. Já a Medalha de Bronze, ficou com Getúlio Gonçalves Viana, da Estância Alvorada (Poxoréu/MT)

Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas

Maristella Flávia Audra Cutolo, da Fazenda Santa Maria (Itiquira/MT) recebeu a Medalha de Ouro de Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas. A Medalha de Prata ficou para Denise Maria Terra de Resende Barbosa, da Fazenda Saúde (Itiquira/MT), que também recebeu uma medalha de ouro de Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas terminadas em Pastagens.

“Primeiramente, parabenizamos essa iniciativa que significa um forte estímulo para os pecuaristas investirem em tecnologia e genética, afim de aprimorarem seus resultados. Nós ficamos muito satisfeitos com essa premiação, que reflete o esforço que temos feito continuamente em todas as ferramentas que nos permitem alcançar maior produtividade. Seja encurtando o ciclo produtivo e abatendo animais mais jovens, como também obtendo maior rendimento de carcaça”, comentou Maristella Flávia Audra Cutolo, que recebeu a Medalha de Ouro do Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore (APCN), com apoio do frigorífico Minerva.

O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo. Seus resultados consolidados serão conhecidos na Nelore Fest 2024, grande celebração da raça no país, em 7 de dezembro, em São Paulo (SP). Os convites individuais para o evento já estão sendo comercializados. Saiba mais pelos telefones (11) 3293-8900 e (11) 99145-2165.

SOBRE A ACNB  

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) é a entidade de âmbito nacional que representa criadores da raça de todo o país. Fundada há 70 anos, a ACNB se dedica ao fomento, defesa e valorização do Nelore, contribuindo para a seleção zootécnica e a produção de carne bovina de qualidade. Para isso, valoriza a genética superior, o manejo sustentável e o bem-estar animal. Entre outras iniciativas, a ACNB promove o Circuito Nelore de Qualidade, os Rankings Nacionais (Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens) e a oficialização de leilões da raça. O Nelore é a raça mais importante da pecuária brasileira, representando cerca de 80% do rebanho de corte nacional. Para mais informações, acesse www.nelore.org.br e acompanhe a associação no Instagram e no Facebook.