Projeto arquitetônico aprimora o processo de aprendizagem e moderniza ambientes dedicados à educação infantil no Colégio Santa Marcelina

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Projeto arquitetônico aprimora o processo de aprendizagem e moderniza ambientes dedicados à educação infantil no Colégio Santa Marcelina

– Projeto foi premiado no Anuário 2024 do Club&Casa Design, um dos mais relevantes do segmento

– Obra conduzida pelo escritório “Arquitetura para Escolas”

São Paulo, Setembro de 2024 – Com o propósito de aprimorar o processo de aprendizagem e modernizar os ambientes dedicados à educação infantil, o Colégio Santa Marcelina  desenvolveu e implementou um projeto arquitetônico robusto na unidade de São Paulo, elaborado e conduzido pelo escritório Arquitetura para Escolas. A obra contou com a participação de mais de 60 profissionais e beneficiou diretamente cerca de 120 estudantes. Como resultado, o projeto foi premiado no Anuário 2024 do Club&Casa Design, uma das mais relevantes premiações do segmento.

De acordo com a Diretora Pedagógica do Colégio Santa Marcelina de São Paulo, Irmã Patrícia Ferreira, o conceito do projeto faz parte do propósito da Rede de promover uma atualização contínua da metodologia e do modelo de aprendizagem, buscando acompanhar os sinais dos tempos.

“A ideia era justamente criar um ambiente em que as crianças pudessem vivenciar diferentes situações. Desenhar sentado, em pé, deitado ou na lousa são experiências completamente distintas. Queríamos que elas não apenas usassem o corpo para explorar essas possibilidades, mas que o próprio espaço fosse claro, transparente e que integrasse o dentro e o fora. O objetivo é que o ambiente transpire o que elas estão vivendo e pesquisando, e que tenham a liberdade para circular, transformando todo o espaço em um campo de pesquisa e curiosidade”, afirma.

Etapas do projeto

Embora a execução da obra tenha ocorrido entre novembro de 2023 e janeiro de 2024, o desenvolvimento do projeto teve início com um ano de antecedência à implementação. O primeiro passo foi a escolha do escritório responsável, e para isso foi levada em consideração a experiência em projetos desenvolvidos anteriormente em outras instituições de ensino. Em seguida, ocorreu a definição do projeto, que, além do papel da equipe pedagógica e das arquitetas, contou contribuições importantes dos estudantes e professores da unidade.

Segundo a arquiteta Luciana Corrêa, uma das responsáveis pelo projeto, embora o planejamento tenha levado cerca de um ano, a fase de execução foi rápida e eficiente. “Os projetos da chácara, espaço interligado ao colégio que possui quadras esportivas, playground, hortas, entre outros espaços verdes, e o refeitório foram realizados cerca de um ano e seis meses antes da obra no espaço infantil. Posteriormente, demos início no bloco com as salas de aula, o que durou cerca de dois meses e meio de obras”, explica.

Entre as melhorias realizadas, houve a substituição do piso escuro e emborrachado dos corredores por um piso claro, a fim de refletir a luz artificial e garantir melhor iluminação. Para as salas, foi escolhido o piso vinílico, que oferece conforto térmico e melhora a acústica, além da realização de melhorias na iluminação.

Para a arquiteta Elaine Delegredo, também responsável pelo projeto, a autonomia é termo que reflete o conceito. “Nós abrimos grandes espaços de vidro nas salas tornando a metodologia pedagógica, o modelo de aprendizagem e a interação dentro desse novo ambiente ainda mais interessantes. Com isso, as salas ganharam novas possibilidades”, comenta.

O ponto alto do projeto, segundo a especialista foi a criação de aberturas que conectam todas as salas ao corredor lateral externo, permitindo a ampliação do espaço e possibilitado a expansão das atividades para fora das salas de aulas.

“O ateliê, por exemplo, foi posicionado voltado para uma área verde que abriga tartarugas, o que proporciona uma integração maior com a natureza e permite a entrada de luz natural nas salas”, reforça Elaine.

Futuro da parceria

A ampliação do projeto para outras unidades da Rede de Educação Santa Marcelina está sendo estudada, com o objetivo de enriquecer o processo de aprendizagem dos estudantes de toda a Rede. “O intuito é que os conceitos que desenvolvemos aqui sejam replicados em outras unidades, desde os princípios das paletas de cores e da transparência dos espaços, até o design dos móveis, contato sempre com a contribuição das irmãs diretoras de cada colégio”, finaliza a Irmã Patrícia.

Sobre o Santa Marcelina

O Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina foi fundado em 1838 por Monsenhor Luigi Biraghi, com o auxílio de Marina Videmari, em Milão, na Itália. Dedicada à educação, à saúde e à assistência social, a Congregação difundiu-se globalmente a partir da instituição de colégios, hospitais e obras sociais.

Atualmente, presente em 8 países, espalhados por 3 continentes, e em 17 municípios e 9 estados brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Tocantins, o Instituto segue com a missão de levar adiante, com empenho e entusiasmo, a educação, a formação, a cura e a construção do ser humano íntegro e da sociedade. Tudo isto alinhado a uma metodologia inovadora de aprendizagem, que, por sua vez, está alinhada às principais tendências do mercado educacional.