Pecuaristas de Alta Floresta (MT) recebem etapa do Circuito Nelore de Qualidade

Read Time:3 Minute, 23 Second

A 16ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2024 será realizada em Alta Floresta (MT) no dia 26 de setembro, com a expectativa de receber 700 animais de pecuaristas da região, quase o dobro registrado na mesma cidade em 2023.

Organizada pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), a etapa conta com o apoio da Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso (ACNMT) e da unidade Friboi de Alta Floresta. Em sua 26ª edição, o Circuito, considerado o maior campeonato de avaliação de carcaças bovinas do mundo, tem o apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

“Em 2023, avaliamos 366 animais, e para este ano, a expectativa é chegar a cerca de 700. Isso demonstra o comprometimento da equipe de originação da Friboi, o interesse dos pecuaristas e a importância da avaliação de carcaças para aprimorar a qualidade do rebanho na região”, destaca Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB.

Alta Floresta, com um rebanho superior a 800 mil cabeças segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), reforça a posição de Mato Grosso como um dos principais polos pecuários do país, somando mais de 34 milhões de bovinos no estado, sua maioria da raça Nelore ou anelorados.

Os melhores lotes de machos e fêmeas da etapa recebem troféus e premiações em produtos da Matsuda. Os vencedores dos campeonatos nacionais do Circuito Nelore de Qualidade serão anunciados na Nelore Fest, o “Oscar da Pecuária”, que acontecerá em 7 de dezembro de 2024, em São Paulo. Nesse evento, também serão conhecidos os campeões das etapas internacionais, contabilizadas separadamente.

Contatos para inscrições

Para participar do Circuito Nelore de Qualidade em Alta Floresta, os pecuaristas devem entrar em contato com a unidade Friboi local pelo telefone (66) 9602-2599, para falar com Bruno.

Calendário 

As próximas etapas do Circuito acontecem nas seguintes datas:

  • 01/10 – Friboi de Ituiutaba (MG)
  • 11/10 – Masterboi de Canhotinho (PE)
  • 15 e 16/10 – Friboi de Diamantino (MT)
  • 17 e 18/10 – Friboi de Barra do Garças (MT)
  • 22, 23 e 24/10 – Fridosa de Santa Cruz de La Sierra (BO)
  • 29/10 – Friboi de Andradina (SP)
  • 31/10 – Friboi de Araputanga (MT)
  • 01/11 – Friboi de Naviraí (MS)
  • 07 e 08/11 – Fribal de Imperatriz (MA)
  • 12/11 – Friboi de Itapetinga (BA)
  • 14/11 – Friboi de Redenção (PA)
  • 19/11 – Friboi de Santana do Araguaia (PA)
  • 20 e 21/11 – Friboi de Mozarlândia (GO)
  • 23/11 – Friboi de Marabá (PA)
  • 28/11 – Friboi de Campo Grande (MS) Unid. II

Circuito Nelore de Qualidade 

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore com o apoio do Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

SOBRE A ACNB   

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) é a entidade de âmbito nacional que representa criadores da raça de todo o país. Fundada há 70 anos, a ACNB se dedica ao fomento, defesa e valorização do Nelore, contribuindo para a seleção zootécnica e a produção de carne bovina de qualidade. Para isso, valoriza a genética superior, o manejo sustentável e o bem-estar animal. Entre outras iniciativas, a ACNB promove o Circuito Nelore de Qualidade, os Rankings Nacionais (Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens) e a oficialização de leilões da raça. O Nelore é a raça mais importante da pecuária brasileira, representando cerca de 80% do rebanho de corte nacional. Para mais informações, acesse www.nelore.org.br e acompanhe a associação no Instagram e no Facebook.