Dia do cliente: especialista dá dicas de como se prevenir contra os golpes virtuais

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O Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro, traz à tona preocupações dos consumidores que fazem compras pela internet. Com a aproximação de datas promocionais, como a Black Friday e o Natal, cresce a expectativa por ofertas e descontos. No entanto, esses períodos também revelam um aumento no número de golpes digitais, que chegam por e-mails, ligações telefônicas e redes sociais.  

Embora cibercrimes sejam comumente associados a empresas e suas redes corporativas, grande parte das vulnerabilidades está relacionada à falta de uma cultura de segurança entre os consumidores. “Pequenos descuidos, como clicar em um link suspeito ou fornecer dados pessoais sem a devida verificação, podem resultar em diversos transtornos”, informa Tatiana Ximenes, coordenadora do Curso Técnico em Informática da Fundatec.  

Para evitar golpes durante as compras online, Tatiana recomenda cautela com ofertas tentadoras, especialmente em sites ou perfis de redes sociais que oferecem preços muito abaixo do mercado. Antes de efetuar qualquer compra, deve verificar a condição da loja em plataformas que avaliem a reputação e a autenticidade dos perfis e comentários pode ajudar a evitar fraudes. “Verifique URLs (endereço do site) e conexões. Golpistas costumam criar sites e e-mails muito parecidos com os reais. Uma forma de se proteger é verificar a URL para se certificar de que corresponde ao oficial. Além disso, veja se o site utiliza uma conexão segura, indicada pelo cadeado ao lado da URL no navegador”, menciona.   

A coordenadora orienta ter cuidado com links e e-mails patrocinados, pois podem ser uma armadilha. Antes de clicar, é aconselhado acessar o site diretamente, digitando o endereço no navegador. “Também ative a autenticação em duas etapas em suas contas. Essa medida de segurança adiciona uma camada extra de proteção, dificultando o acesso de terceiros, mesmo que tenham sua senha. Dê preferência a sites que utilizam certificações digitais, como selos de segurança. Isso garante que seus dados estão sendo transmitidos de forma segura”, explica.  

Caso seja vítima de golpe, é importante procurar a polícia, registrar uma ocorrência e reunir todas as evidências, como mensagens e prints de tela. Denunciar o perfil ou site fraudulento e bloquear contatos suspeitos são medidas extras de proteção. “O melhor jeito de se prevenir contra cibercrimes é desenvolver uma cultura de cibersegurança, não só para você, mas também para auxiliar pessoas com menor letramento digital. Ensine-as a verificar dispositivos e a reputação das empresas antes de realizar qualquer transação online. A segurança digital é uma responsabilidade de todos, e quanto mais informados estivermos, menores serão as chances de sermos vítimas de golpes”, conclui Tatiana.