DIA DO CLIENTE: COMO UMA LOGÍSTICA EFICAZ RETÉM E TRANSFORMA A EXPERIÊNCIA DE COMPRA
Garantir a satisfação dos clientes é um dos pilares para uma empresa de sucesso. E um setor logístico estruturado e eficaz é essencial para causar um impacto significativo na satisfação e fidelização dos compradores. Segundo Javiera Lyon, especialista em Psicologia Organizacional e Country Manager da SimpliRoute no Brasil, investir em tecnologia e inovação na logística é uma estratégia crucial para garantir o sucesso das entregas, além de trazer diversos benefícios para a empresa, como o aumento de eficiência dos processos e a redução de erros.
Segundo dados do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP), as principais queixas dos consumidores quando compram on-line são referentes a atrasos ou não entrega de produtos. Já dados do Reclame Aqui, um site que registra a insatisfação dos clientes, mostram que houve um aumento de mais de 30% nas queixas em um período de dois anos sobre atrasos no recebimento das compras. ”As empresas precisam acompanhar o grande crescimento de compras online. Muitas não estão conseguindo se desenvolver e investir o suficiente para atender o aumento do fluxo de produtos. No entanto, esse problema pode ser solucionado por meio de estratégias logísticas”, explica Javiera.
O crescimento do comércio online, principalmente pós pandemia, é um desafio para o setor logístico. De acordo com a pesquisa Comportamento de compra e tendências para a Black Friday 2024, da Dito e da Opinion Box, 43% das pessoas leem as avaliações dos produtos no site/loja, da mesma forma que 32% sempre procuram avaliações da marca no Google. Observando esses dados e o mercado, Lyon entende que ter uma logística bem executada ajuda a construir uma reputação positiva e a atrair mais clientes, evitando a perda de vendas e otimizando a taxa de conversão.
Tecnologias como a da SimpliRoute, líder em tecnologia de roteirização inteligente na América Latina, ajudam as empresas a otimizarem as rotas e maximizar os resultados de entrega com o software de última milha. Um planejamento estratégico de rotas, monitoramento em tempo real e uma comunicação eficaz com o cliente, é o que Javiera considera essencial para a fidelização do consumidor final. Com uma melhor comunicação direta com o cliente, de acordo com dados da SimpliRoute, mais de 90% das entregas são realizadas com sucesso na primeira tentativa diminuindo o retrabalho, economizando recursos e aumentando a satisfação do consumidor.
“Investir em logística é investir em uma vantagem competitiva no mercado”, afirma Javiera. “Quando uma empresa oferece uma experiência logística positiva, os compradores tendem a se tornar clientes fiéis e também a recomendar a sua empresa para outros, o que aumenta as chances da empresa crescer e prosperar”, finaliza.