Bom controle sanitário e nutricional aumenta as taxas de prenhez durante a estação de monta, aponta especialista

Read Time:3 Minute, 31 Second

Assim como outros ciclos da escala produtiva pecuária, a estação de monta requer um bom planejamento do pecuarista. A adoção de um sistema bem planejado não só permite a identificação de animais com maior potencial produtivo, como também ajuda a concentrar o período de partos e outras operações, como desmama e vacinas.

Na hora de estabelecer esse período, o produtor precisa considerar que a implantação da estação de monta precisa coincidir com a época de maior disponibilidade de forragens, também conhecida como período de chuvas. Além disso, o especialista afirma que mesmo com forragem abundante, a suplementação torna-se essencial para garantir que os animais recebam os nutrientes necessários que as pastagens, por si só, podem não fornecer em quantidade suficiente.

A suplementação atende às necessidades nutricionais específicas, como proteínas, minerais e energia, cruciais para o bom desenvolvimento dos animais, melhoria na taxa de fertilidade e otimização do ganho de peso. Sua importância se dá especialmente em fases críticas do ciclo reprodutivo, garantindo a eficiência produtiva do rebanho. Assim, atua diretamente na saúde e no desempenho dos bovinos, resultando em uma estação de monta mais eficiente e produtiva.

“Uma boa estratégia nutricional e um manejo de sanidade animal estruturado são chaves para o sucesso reprodutivo do rebanho. Por isso é indicado que a estação de monta seja durante os períodos mais chuvosos, onde o pasto é mais abundante, para que o animal tenha a maior disponibilidade possível de alimento. Além disso, uma suplementação à base de fósforo, selênio, magnésio, cobre e potássio também fazem uma grande diferença na saúde e no escore de condição corporal do animal”, destaca Rômulo Silva Souza De Oliveira, Gerente Comercial da Axia Agro.

O especialista reforça que isso vale para diferentes técnicas, seja a monta natural, ou Inseminação Artificial em Tempo Físico (IATF), uma técnica criada para solucionar problemas pontuais encontrados na inseminação artificial convencional, e cujo objetivo é sincronizar o cio das vacas por meio de terapia hormonal e uso de medicamentos.

“Nesses casos, há ferramentas que evitam doenças reprodutivas (aborto) e garantem maior resultado (prenhes) ao final da estação reprodutiva. É uma técnica muito avançada, mas que depende totalmente de uma boa nutrição, suplementação e a disponibilidade de um pasto de qualidade. Esses três pontos ajudam no sucesso do IATF, garantindo uma taxa alta de prenhez e um aproveitamento do que foi investido. É algo que o produtor precisa ter em mente”, complementa.

O especialista ainda aponta que o cuidado com o controle sanitário e nutricional precisa ser priorizado antes, durante e após o período de monta, especialmente no pré e pós-parto, onde as vacas ficam mais vulneráveis. Hoje, medicamentos, suplementos e insumos para nutrição animal estão mais acessíveis aos pecuaristas, graças à expansão e democratização do acesso a portfólios completos, aumentando o sucesso produtivo e melhor aproveitamento do rebanho.

“O pecuarista brasileiro está acostumado com esse processo e os ciclos produtivos, especialmente na pecuária de corte. Porém, a cada ano enfrentamos desafios diferentes, especialmente atrelados às mudanças climáticas, que influenciam na qualidade e volume do pasto. Por isso, o produtor precisa de conhecimento e orientação técnica, promovidos por profissionais da área, e um bom planejamento estratégico para todas as fases produtivas”, finaliza.

Sobre a Agroline

Fundada em 1997, a empresa foi a primeira do setor pecuário a investir em comércio eletrônico, tornando-se hoje o maior no segmento. A Agroline também está presente de forma física nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará, com a missão de ser a melhor parceira para os produtores rurais oferecendo soluções completas para maximizar a produtividade. Mais informações, acesse aqui.

Sobre a Axia Agro

A Axia Agro é a maior distribuidora e revendedora de insumos agropecuários do Brasil, com forte presença no Norte e Centro-Oeste do país. Fundado em 2021, o grupo nasceu com o objetivo de proporcionar um ecossistema de soluções completas ao pecuarista brasileiro, por meio da consolidação de revendas, tecnologia, inovação e serviços, potencializando a produtividade no setor. Hoje, a empresa conta com mais de 60 lojas distribuídas entre os estados de Rondônia, Acre, Amazonas e Mato Grosso, e um braço fabril de produção de insumos para nutrição animal. Para mais informações sobre a Axia Agro, clique aqui.