. Iniciativa faz parte de programa de relacionamento da companhia com os pecuaristas
. Colaboradores de importante propriedade do Mato Grosso do Sul receberam capacitação técnica
. Objetivo é explorar melhor a eficiência das tecnologias em saúde animal
A Vetoquinol, oitava maior indústria de saúde animal do mundo, busca ajudar a potencializar a produtividade da pecuária de corte com a prestação de serviços do programa de relacionamento Vet Club Pecuarista.
“Para mostrar o programa completo, fomos à Brooks Agropecuária, no Mato Grosso do Sul. Promovemos treinamento da equipe de liderança – dos gerentes aos diretores. Com o auxílio de dois consultores externos, abordamos os principais fatores relacionados a manejo de pastagem, mercado e gestão das pessoas. Além disso, exploramos bastante a sanidade da fazenda, destacando os protocolos sanitários criados pela Vetoquinol”, detalha Felipe Pivoto, gerente de serviços técnicos de bovinos e equinos da Vetoquinol.
Membro do Vet Club Pecuarista, a Brooks Agropecuária trabalha com cria, recria e engorda. A propriedade utiliza as principais soluções da Vetoquinol para o controle de endo e ectoparasitas. “É muito importante contribuir com conhecimento técnico para colaborar com nossos parceiros visando o contínuo avanço da produtividade. Isso só é possível por meio do uso correto de soluções para a saúde animal”, reforça Pivoto.
Para aumentar a eficiência das tecnologias da Vetoquinol, a Brooks utiliza as ferramentas oferecidas pelo programa de relacionamento, como OPG (Contagem de Ovos Por Grama). Trata-se de um minilaboratório portátil que analisa as fezes bovinas e identifica se há presença de vermes gastrointestinais na fazenda. Outro serviço importante do Vet Club Pecuarista é o Sanivet.
“O Sanivet envolve a alimentação periódica de informações da fazenda, produzindo histórico do combate às enfermidades – o que permite entender os problemas mais recorrentes. Além disso, os relatórios indicam o nível de eficácia das soluções utilizadas para o controle dos parasitas”. A partir daí, pode ser traçada estratégia personalizada de controle durante o ano alinhada ao calendário sanitário.
“Com essa estratégia, há redução de custos por erros no uso de medicamentos. Isso posiciona a Vetoquinol como uma companhia que vai além da venda de produtos, mas que trabalha firme em soluções, como no campo da educação, levando conhecimento para os tomadores de decisão, para que melhorem a saúde financeira com as tecnologias certas, sem desperdício. Com isso, contribuímos para o rigoroso controle dos parasitas que roubam o lucro”, completa o médico-veterinário da Vetoquinol.
Sobre a Vetoquinol Saúde Animal
A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2023, o faturamento global foi de € 529 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.
O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019.
No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.