Em parceria com a Estrategeria, agência executou projeto de branding que resultou no facelift da marca. A nova identidade visual está sendo apresentada ao mercado na Lat.Bus 2024
Líder na produção de freios para veículos médios e pesados no Brasil, a Master Freios, empresa que integra a Randoncorp, confiou à SPR a missão de atualizar a sua marca. O desafio era promover a atualização de uma marca com tradição e confiança, fundada em 1986, mas que precisava refletir a tecnologia empregada em seus produtos e apresentar-se ao mercado com um olhar mais contemporâneo. Em parceria com a Estrategeria, a SPR realizou, inicialmente, um estudo de branding, embarcando em uma imersão para conhecer o mercado, entender o cliente, sua cultura e seu público, alinhar expectativas, reconhecer potenciais do negócio, entre outras questões estratégicas e mercadológicas.
Concluído o projeto de branding, a equipe de design da agência debruçou-se nos estudos para atualizar a marca. Tendo em mente a tradição da Master que tem quase quatro décadas de trajetória, a SPR entendeu que o caminho mais assertivo seria manter os elementos visuais da marca, porém adaptando-os para um design mais contemporâneo.
A identidade visual passou por um facelift com mudanças sutis, porém significativas. Preservando a essência e elementos da marca antiga, a equipe de design liderada por Rafael Ternes inspirou-se na pinça presente no freio, buscando simbolizá-la através de um detalhe que acompanha a silhueta da letra M – da mesma forma que a pinça acompanha o disco de freio. Além do símbolo, também foram desenhadas as letras do nome, dando a ele mais personalidade e conferindo à marca mais dinamismo e performance. As cores principais, marinho e vermelho, foram fortalecidas, pois, apesar de já existentes, costumavam ceder espaço para outras cores que não favoreciam a comunicação da marca.
“Ao contrário de um redesign que permite maiores mudanças, o facelift precisa evoluir a marca sem interferir na sua essência. Dependendo do ponto de vista, os ajustes podem ser sutis para alguns e densos para outros. Por isso, o facelift de uma marca é sempre um grande desafio”, pondera Rafael Ternes, head de design da SPR.
O lançamento do novo posicionamento da Master, que passa a adotar o slogan “Toda Rota Mais Segura”, acontece na Lat.Bus 2024 – Feira Latino-Americana do Transporte, que ocorre de 6 a 8 de agosto, em São Paulo. A SPR também é responsável pela comunicação visual do estande da empresa no evento.
Bernardo Bregoli Soares, diretor da Master Freios, destaca que a atualização do posicionamento se alinha ainda mais ao propósito da Randoncorp de conectar pessoas e riquezas gerando prosperidade, e também à visão da Master de proteger vidas com sistemas de freios eficientes. “A Master é a joint-venture mais antiga da Randoncorp, consolidada como uma marca tradicional e com grande relevância no seu mercado. Então essa revitalização da marca chega em um momento importante, valoriza essa história que vem sendo construída desde 1986 e conversa com o futuro da empresa.”
FICHA TÉCNICA
Direção de Design: Rafael Ternes
Design: Rafael Ternes e Gabriel Rosa
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Sobre a SPR
Com o posicionamento DEScommodity-SE, a SPR, com sede no Rio Grande do Sul, há 26 anos busca valorizar e dar sentido às marcas através de inteligência estratégica, ousadia e criatividade, inspirando e conduzindo os clientes na missão de transformar suas marcas no ativo mais valioso das organizações. No portfólio de clientes estão marcas reconhecidas como Randon, Frasle Mobility, HELM do Brasil, Farmácias Associadas, Stara, Tipler, Artecola, Senar-RS, Prefeitura de Porto Alegre e Fenac Experiências Conectam, entre outras. Conheça mais no site da SPR e visite a Sala de Imprensa.
LEGENDA DA IMAGEM
SPR assina o facelift da marca Master, líder na produção de freios para veículos médios e pesados no Brasil
Crédito: SPR / Divulgação