Ser jovem aos 80 anos será tema de palestra durante a 8ª edição da ABM Week

Read Time:4 Minute, 37 Second

80 anos da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração inspira palestra da filósofa Lucia Helena Galvão

Em referência aos 80 anos da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), a 8ª edição da ABM Week, um dos mais importantes eventos técnico-científicos da América Latina, apresentará uma programação especial. No dia 3 de setembro, a renomada filósofa, escritora e roteirista Lucia Helena Galvão ministrará a palestra “Ser jovem aos 80 anos”, com tradução simultânea, no Auditorium ArcelorMittal, no centro de eventos Pro Magno, em São Paulo.

A escolha desta palestra pela Comissão Organizadora Master da ABM Week reflete uma decisão estratégica ao oferecer uma nova perspectiva sobre longevidade, conectando-se ao tema do Fórum de Líderes e permitindo traçar paralelos entre as pessoas e o mundo corporativo. Este enfoque destaca como as empresas podem aprender com a resiliência, renovação e adaptabilidade das pessoas maduras para garantir uma perenidade sustentável.

“Manter a mentalidade jovem consiste em, sobretudo, acreditarmos que ainda podemos (e devemos) crescer como seres humanos, e sustentar sempre essa mentalidade de renovação. Infelizmente, muitos jovens de idade não possuem essa mentalidade”, diz Lucia Helena, voz influente na disseminação da filosofia ocidental e oriental, com 33 anos de experiência como professora na organização Nova Acrópole no Brasil. Autora de oito livros e responsável por mais de 1000 palestras em seu canal no YouTube, com mais de 1,2 milhões de inscritos, seus cursos, realizados tanto no Brasil quanto no exterior, já impactaram mais de vinte mil alunos.

A filósofa enfatiza a importância de valorizar a experiência sênior no ambiente corporativo. “Uma empresa deve sempre considerar que uma pessoa madura, com toda a experiência que possui, pode muitas vezes fazer mais em cinco anos do que alguns jovens farão em cinquenta anos. Evitar qualquer inclinação ao etarismo e aprender a enxergar o potencial dos seres humanos em todos os tempos e idades. Isso também é respeito à diversidade”, destaca a palestrante.

Vânia Lúcia Lima de Andrade, membro do Conselho de Administração da ABM, Coordenadora do Fórum de Líderes e uma das idealizadoras da palestra, destaca que completar 80 anos é sinal de tradição, solidez e resiliência, o que exige celebrações especiais. “Ao longo destas oito décadas, a ABM enfrentou desafios importantes e hoje está sólida como uma rocha. Isto não é trivial. O mundo está cada dia mais volátil. Só sobrevivem e, mais do que isto, crescem, as instituições que sabem fazer a leitura do contexto para se adaptar às novas demandas. A ABM soube fazer isso e, graças à competência e comprometimento da sua equipe, dedicação de seus voluntários e diretrizes acertadas do conselho, superou os momentos difíceis. Hoje a ABM é uma jovem com a sabedoria de octogenária”, celebra Vânia Lúcia Lima de Andrade.

O Consultor Albano Chagas Vieira, moderador do Fórum de Líderes, complementa com alguns dos princípios que fizeram com que a ABM — e podem fazer o mesmo a outras instituições — chegasse aos 80 anos com um caráter renovado. São eles: “1- Preservar a sustentabilidade financeira; 2- Entender e atender aos anseios da Sociedade, tais como Ambiental, Social e Governança; 3- Acompanhar o desenvolvimento das necessidades dos seus clientes, buscando atender às suas demandas quanto aos produtos e as novas regras mundiais. Das pessoas buscar constantemente a evolução tecnológica, comportamental e esquecer o ‘business as usual'”, explica.

Fórum de Líderes

Alinhado com a celebração dos 80 anos da ABM e antecedido pela palestra de Lucia Helena Galvão, o Fórum de Líderes da 8ª edição da ABM Week se propõe a debater o tema: “Estratégias de renovação e sustentabilidade para a longevidade das empresas”. Alguns dos líderes de importantes empresas do segmento de siderurgia e mineração estarão presentes, entre eles os palestrantes Gustavo Werneck, CEO da Gerdau; Jorge Luiz Ribeiro de Oliveira, CEO da ArcelorMittal Aços Planos e Vice-Presidente da ArcelorMittal Brasil; Marcelo Chara, CEO da Usiminas; e Ricardo Lima, CEO da CBMM. Uma das mais importantes atividades da ABM Week, o Fórum de Líderes é coordenado pela Consultora Vânia Lucia de Lima Andrade, com a moderação do Consultor Albano Chagas Vieira.

“A ABM Week teve sua primeira edição durante a minha gestão como Presidente do Conselho da ABM, em 2015, como uma forma de concentrar todos os esforços dos stakeholders dos segmentos que nós representamos. É uma ótima oportunidade de agregar de maneira positiva a academia, tanto docentes quanto alunos, com as empresas de tecnologia e operadores”, atesta Vieira.

8ª edição da ABM Week

A ABM Week 8ª edição tem a ArcelorMittal como anfitriã e conta com o patrocínio das seguintes empresas: DME Engenharia, Gerdau, Vale, CBMM, Gecal, Primetals, Shinagawa, SMS group / Paul Wurth / Vetta, Ternium, Usiminas, White Martins, Calderys, Carboox, Ibar, Vesuvius, Villares Metals, Aperam, Danieli, Kofre, PSI, Reframax, RHI Magnesita, Beda / Lechler, BRC, Bruker, Clariant, Cordstrap, D&M, DHM Group, DITH Refractories, GMI, Harsco, IMS, Kuttner, Lhoist, Magna, Nalco Water, Phoenix, Polytec, RIP, Russula, Sinomach, Tecnosulfur, Yellow Solutions, ABB, AçoKorte, Alkegen, Atomat, Bautek, Cisdi, Coalician Carbon, Dassault Systemes, Data Engenharia, Densit, Direxa Engineering, Eirich, Enacom, ESW, Evonik, Fluke, Fosbel, Hastec, Heraeus Electro-Nite, Ingersoll Rand, Intelbras, Irle Rolls, Köppern, Lumar Metals, Maud Group, Nouryon, Rimac, Serthi Hidráulica, Sinosteel, Solenis, Spectraflow, Spraying Systems, SunCoke Energy, Timken, TSR Mill Rolls, Vamtec Group, Veolia, Vika Controls, Weir e ZwickRoell.

Serviço

Palestra “Ser jovem aos 80 anos”

Data: 03 de setembro de 2024

Horário: 16h30 – 17h30

Local: Auditorium ArcelorMittal, Pro Magno – Av. Profa. Ida Kolb, nº 513, Jardim das Laranjeiras, São Paulo – SP

Inscrições em: https://www.abmbrasil.com.br/por/evento/abm-week-8-edicao/inscricoes-4