Residências Multiprofissionais em Saúde permitem formação qualificada na prática  

Read Time:2 Minute, 43 Second

A Residência Multiprofissional em Saúde tem como objetivo qualificar profissionais de diferentes áreas da saúde para uma atuação especializada, com uma concepção ampliada de saúde, sustentada nos Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). A base de aprendizado é um cenário de estudo e formação em serviço. Os residentes de diferentes programas atuam de maneira interdisciplinar, compreendendo os diferentes papéis e a importância de cada programa na saúde pública.  

As Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde são oportunidades voltadas para educação em serviço, orientadas pelos princípios e diretrizes do SUS, a partir das necessidades e realidades locais e regionais. Elas abrangem diversas profissões da saúde, entre elas: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Saúde Coletiva e Física Médica.   

“Também são oportunizadas para outras profissões como Direito, Estatística e Políticas Públicas, porém é concedido a certificação apenas de Aperfeiçoamento Especializado na Modalidade de Residência, referindo a Categoria Profissional e o Programa, emitido pelas instituições, pois no momento não é possível o cadastramento destas profissões na plataforma da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS/MEC)”, explica a Gerente de Concursos da Fundatec, Josiane Salgado.  

A integração entre diferentes especialidades nas residências promove um perfil de profissional com competências para aprender a conhecer a diversidade de saberes comuns a todas as profissões, aprender a fazer, mediar a convivência, ser, pesquisar, fazer gestão e comunicar. “Por ser Multiprofissional, além de te dar uma visão mais holística e integrada da área em que deseja atuar, a formação dentro da equipe vai desenvolver habilidades e competências interpessoais que são muito almejadas no mercado profissional e que vão além da cooperação dentro de um time”, ressalta.   

Conforme Josiane, os programas de residência possuem 80% de carga horária em atividades práticas, com uma carga horária de 60 horas semanais. Desde o primeiro mês de formação, os residentes vivenciam a prática profissional intensamente, orientados por tutores e preceptores experientes. Além disso, recebem aulas teóricas em disciplinas voltadas para a saúde pública, zoonoses, gestão hospitalar e disciplinas específicas de cada programa. Dessa forma, são capacitados na teoria e na prática, tornando-se profissionais de excelência. “Na residência, toda a atuação é preceptoriada e tutorada por profissionais que já estão trabalhando efetivamente na área escolhida. Isso permitirá uma troca constante de experiências com pessoas qualificadas que podem te ensinar muito e te abrir portas futuras”, destaca a gerente de concursos.  

 

FDT Residência Multiprofissional está com inscrições abertas para instituições 

Entre as oportunidades disponíveis para interessados em participar destes programas está o FDT Residência Multiprofissional. Executado pelo nono ano consecutivo pela Fundatec, o Processo tem como objetivo realizar a primeira etapa de seleção para os programas de saúde das instituições participantes. Nesse modelo, os candidatos poderão participar de diversos processos seletivos, conforme seus interesses e vagas disponíveis para os cargos, a partir da realização de prova teórico-objetiva única em todo o Brasil. 

O período para as instituições aderirem ao programa ainda está aberto. Já as inscrições de candidatos ao Processo Seletivo para a Residência Multiprofissional em Saúde abrem a partir do dia 26 de agosto no site da Fundação. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail comercial@fundatec.org.br ou pelo telefone (51) 3320-1007.