MEERS promove atividades em alusão ao Agosto Lilás e ao Dia do Psicólogo  

Read Time:2 Minute, 48 Second

Iniciativa do Instituto Yduqs lança Grupo Terapêutico e realiza roda de conversa na Restinga em 24 de agosto além de outras ações 

  

O projeto Mulheres Empreendedoras e Empoderadas Rio Grande do Sul (MEERS), desenvolvido pelo Instituto Yduqs e Estácio Porto Alegre, está promovendo uma série de atividades em alusão ao Dia do Psicólogo e à campanha Agosto Lilás. A ação busca a sensibilização e conscientização da sociedade em prol do combate à violência contra a mulher, visando dar visibilidade ao tema.  

Entre as atividades, destaca-se a “Roda de Conversa de Mulheres Superando Desafios”, com a comunidade da Restinga, que acontece no próximo sábado, 24 de agosto, às 15h, no condomínio Belize (quadra G). A ação é aberta para as moradoras do local e, durante sua realização, os integrantes do projeto estarão presentes em formato de plantão para atender às demandas da comunidade.   

Também em agosto, o MEERS lançou o “Grupo Terapêutico”, uma atividade presencial e gratuita, promovida pelo Núcleo de Psicologia para educadoras dos ensinos Fundamental e Médio. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas através do link: https://forms.gle/PBa1Vf9RYapQ5FXS9. No formulário, também estão disponíveis mais informações sobre a iniciativa.  

Enriquecendo a vivência universitária, na próxima quarta-feira, 28, estudantes da Estácio terão a oportunidade de prestigiar a palestra “Empoderamento Feminino: histórias e práticas Psi”, que contará com a participação da protagonista do filme “Carol” e a psicóloga Aline Vettorazzi Del Fabro, servidora do TJRS (Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul) e integrante do Projeto Borboleta.  

  

Ação no quilombo Areal  

Ainda dentro das atividades do mês, no dia 17 de agosto, as integrantes do MEERS realizaram uma Ação no quilombo Areal, com visitas domiciliares e o mapeamento das demandas da comunidade. Na data, também ocorreu uma reunião com a Associação Cultural de Mulheres Negras, visando uma parceria para o desenvolvimento das atividades do projeto.   

  

O MEERS  

O projeto Mulheres Empreendedoras e Empoderadas Rio Grande do Sul é desenvolvido pelo Núcleo de Psicologia da Estácio RS e o Instituto Yduqs, em parceria com os cursos de Direito e Gestão, com o objetivo de atender mulheres em situação de vulnerabilidade social.  

Entre os atendimentos disponibilizados está o atendimento jurídico, que orienta as participantes sobre processos de divórcio, pensão alimentícia, atualização de documentos, entre outros.  Os serviços prestados pelo MEERS são gratuitos e realizados por alunos dos cursos de graduação da Estácio, com acompanhamento dos docentes de cada área. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, no formato online ou presencial, mediante disponibilidade de agenda. Para participar, a candidata deve entrar em contato via WhatsApp (51) 99253-2072.  

 

Sobre o MEE da Estácio  

Criado pela Estácio no primeiro semestre de 2021, o projeto de extensão Mulheres Empreendedoras Empoderadas (MEE) tem como intuito realizar atendimentos gratuitos para mulheres em situação de vulnerabilidade social, em especial desempregadas e estudantes, oferecendo cursos de capacitação, acompanhamento psicológico, nutricional, de educação física e jurídica. Com o apoio do Instituto Yduqs, são oferecidos serviços que visam ajudar as mulheres a se colocarem no mercado de trabalho, cuidarem da sua saúde e até mesmo para que recebam apoio em casos de violência doméstica. Atualmente o projeto é desenvolvido nas instituições Estácio FATERN, em Natal/RN, Juiz de Fora/MG, São Luís/MA, Porto Alegre/RS e São João de Meriti/RJ, e já impactou mais de 27 mil mulheres desde seu lançamento.