Com a proximidade do Dia dos Pais, a reflexão sobre o impacto e as lições que os pais podem deixar para seus filhos se torna ainda mais significativa. No universo do empreendedorismo, esses ensinamentos vão além do sucesso financeiro, envolvendo valores, princípios e experiências que têm o poder de moldar as futuras gerações. O legado que cada pai empreendedor deseja transmitir aos herdeiros não se limita à construção de negócios prósperos, mas inclui também a formação de indivíduos resilientes, éticos e inovadores, capazes de enfrentar desafios e criar mudanças positivas na sociedade.
Para Lucas Moreira, CEO da Splash Bebidas Urbanas, rede de franquias de cafeterias com mais de 100 unidades no Brasil, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é fundamental. “Para mim, o legado mais importante que quero deixar para meus filhos é a importância de equilibrar as prioridades na vida, sempre retornando à família e mantendo a espiritualidade como um padrão familiar. Acredito que isso lhes dará a força, resiliência e empatia necessárias para serem pessoas agregadoras e de valor para todos ao seu redor”, afirma ele, que é pai de Helena, Sophia e Enrico.
O executivo ressalta que a história da Splash não é apenas sobre construir uma empresa, mas sobre enfrentar desafios e celebrar conquistas, esperando que seus filhos vejam não apenas uma companhia de sucesso, mas uma jornada de aprendizado e superação.
Essa visão similar é compartilhada por Claudio Zini, diretor-presidente da Pormade Portas, uma das maiores indústrias de portas do Brasil, com mais de 40 showrooms. O executivo destaca a importância do autoconhecimento e da liderança como pilares para o sucesso. Pai de Daniel e Rafael, ambos diretores na empresa, Claudio é enfático em afirmar que em uma empresa familiar, o sócio ou herdeiro deve valorizar o vínculo com o patrimônio e não com o trabalho.
“Na família, harmonia e na companhia, competição”, afirma Zini. ”Competência na liderança não é uma característica hereditária, e é crucial que um bom empreendedor conheça suas fraquezas. Existem três coisas extremamente duras: aço, diamante e conhecer a si próprio”, completa Zini, enfatizando que o sucesso está em se cercar de pessoas que contribuam para a evolução dos negócios.
Já o Dr. Felipe Abreu, dentista, sócio e fundador da rede de franquias odontológicas Odonto Special By Sabrina Sato, enfatiza que o legado desejado está na valorização da educação contínua e dos princípios cristãos.
Pai de Manu e Felipe, ele afirma que os pilares fundamentais para o sucesso e a evolução tanto pessoal quanto profissional são alicerçados na educação e aprendizado contínuo.
“Meu desejo é que esses valores inspirem a criação de um impacto positivo no mundo, permitindo que as pessoas cresçam e se adaptem a um ambiente dinâmico e contribuam significativamente para a sociedade”, afirma Dr. Felipe.
Ney Neto (foto), sócio e head de Inovação da Biobots, empresa especializada em avatares e produtos digitais, vislumbra um futuro em que a tecnologia é a chave para a liberdade e segurança das escolhas individuais.
“Como pai e empreendedor, priorizo um legado que vai além dos negócios. Desejo que minhas filhas aprendam a importância da disciplina e da consistência, sabendo que esses são os verdadeiros pilares do sucesso”, diz ele, pai de Manuela e Victória.
O empresário acredita em um mundo transformado pela convergência entre o virtual e o real, e espera que as crianças acreditem profundamente em si mesmas e na capacidade de mudar o mundo, sendo corajosas para sonhar grande e resilientes para perseguir esses sonhos.
Por fim, o Dr. Vinicius Bicalho, fundador e CEO da Bicalho Consultoria Legal, escritório especializado em processos de imigração, destaca valores fundamentais como honestidade, respeito, disciplina e trabalho duro.
“Os sonhos podem ser alcançados desde que se mantenham esses pontos primordiais”, afirma ele, pai de Guilherme e Giovana, que enfatiza, ainda, que as grandes conquistas vêm das pequenas vitórias do dia a dia. “Os pais devem ser exemplos de como realizar grandes e valiosas obras no decorrer da vida”, finaliza.