Experiência profissional antes mesmo do término da graduação 

Read Time:4 Minute, 20 Second

Prática profissional em grandes eventos, como Rock in Rio Brasil e Olimpíadas de Paris fortalece a carreira de estudantes 

 

Em mais uma edição consecutiva, a Estácio participará do maior festival de música e entretenimento do mundo, o Rock in Rio. Com mais de 10 anos de parceria com o festival, a Instituição continua abrindo portas para empregabilidade e inclusão de seus alunos no mercado de trabalho. Este ano, a Universidade oficial do Rock in Rio Brasil 2024 vai levar 150 universitários de diversos cursos e formatos de ensino para atuarem no evento. Durante o evento teste e os sete dias do festival, eles viverão uma experiência exclusiva e, depois, poderão incluir em seus currículos a participação em um grande evento. 

A seleção dos 150 universitários será realizada pela Personale, empresa especializada em recrutamento e seleção de pessoal, com o apoio de 10 alunos do curso de Psicologia da própria Estácio. Nessa vivência, oferecida pela área de Parcerias da Estácio, os futuros psicólogos poderão opinar sobre o perfil dos candidatos, fazer observações, e assim colocar em prática o que aprenderam em sala de aula. Além disso, com a iniciativa, a área de Carreiras da Estácio está trazendo mais um processo seletivo exclusivo para os alunos da instituição. Após uma etapa de treinamento, os estudantes selecionados receberão ajuda de custo e benefícios para atuarem durante o evento. 

Incluir a experiência em um grande evento no currículo, é um diferencial que só a maior universidade do Brasil, a Estácio, em parceria com o Instituto Yduqs, pode oportunizar. “Proporcionamos uma experiência que impactará para sempre a vida dos universitários e os tornará diferenciados no mercado de trabalho. Ao oferecermos a prática, capacitamos e treinamos os estudantes, trabalhando em conjunto com profissionais do mercado. Nosso compromisso de gerar um impacto positivo no desenvolvimento da cultura e do esporte se reflete no apoio a grandes projetos.”, afirma Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs, organização da qual a Estácio faz parte. 

Em outra iniciativa, que também conta com o apoio do Instituto Yduqs e a parceria com o COB (Comitê Olímpico do Brasil), a Estácio levou cinco de seus estudantes para cobrirem as Olimpíadas de Paris 2024. Os alunos dos cursos de jornalismo, produção de audiovisual, fotografia e publicidade fazem a cobertura na Casa do Brasil e nas bases do Time Brasil durante as competições esportivas, com a coordenação de Gisele Barreto, docente da Estácio. 

 

Ideias inovadoras e oportunidades de estágio e emprego 

Com o Startup Experience, programa que oferece mentorias conduzidas por especialistas do universo das startups, os estudantes da Estácio podem estabelecer conexões estratégicas e colaborações com diversos setores, incluindo empresas e o ecossistema de startups. Com foco em quatro áreas-chave – Educação, Inteligência Artificial, Saúde Digital e Impacto Social -, o programa abrange desde a concepção da ideia até sua apresentação e pitch. No dia 11 de junho, o Demo Day apresentou, pelo canal Youtube da Estácio, os prêmios aos vencedores de cada categoria do Startup Experience. 

No segundo semestre de 2024, candidatos de todo o Brasil poderão participar gratuitamente da 8ª edição da Feira Virtual de Estágios e Empregos da Estácio. Anualmente, durante a realização do evento, são ofertadas milhares de vagas em grandes companhias de todo o país, com oportunidades presenciais, hibridas ou remotas, além de vagas com e sem exigência de diploma. Gratuita e aberta ao público, a feira faz parte das iniciativas da área de Carreiras da Estácio, que oferece múltiplas ações, além de uma plataforma exclusiva com diversas oportunidades. 

 

Estampa do Rock – parceria com Rock in Rio Brasil 2024 

Parceiros há mais de 10 anos, desde 2011, a Estácio, em parceria com o Rock in Rio Brasil, promoveu, nacionalmente, o desafio “Sua Estampa é Rock”, entre os alunos da Instituição, para a criação de uma estampa exclusiva que será comercializada na loja de produtos oficiais do festival. A iniciativa é uma das ações que tem como objetivo principal alavancar a carreira e abrir portas no mercado de trabalho para os alunos da Estácio em diversas frentes. No desafio, que durou três meses, os alunos selecionados do curso de Design de Moda da Estácio – dos campi Tom Jobim (Barra da Tijuca, Rio de Janeiro), Centro Universitário Estácio de Goiás (Estação) e Centro Universitário Estácio do Ceará (Via Corpv) – participaram de uma mentoria da equipe Rock Studios e criaram diversos modelos com temas relacionados ao festival. A estampa criada por Maria Clara Martins, da Estácio Tom Jobim foi a vencedora. 

Ela foi selecionada pela banca final formada pelos jurados Cláudia Romano – Vice-presidente da Yduqs e Presidente do Instituto Yduqs; Roberta Medina – Vice-presidente Executiva da Rock World; Fernanda Keller – Triatleta; e Marcos Bittencourt – Empresário, responsável pela loja de produtos oficiais do Rock in Rio. Sobre a estampa vencedora, Maria Clara Martins elaborou uma camisa com o tórax e uma paleta vermelha, fazendo alusão ao coração, que remete ao amor pela música. 

“Tudo isso representa uma anatomia humana, sem a definição de cor, gênero, raça, etnias, onde o crânio e o tórax são características que todos os humanos carregam no seu interior, assim como a música”, comenta Maria Clara Martins, aluna do curso de Moda da Estácio Tom Jobim, na Barra.