A instituição atualizou o nome e está investindo na reforma da sede, em mais ações de ESG, bolsas de estudo e ampliação dos cursos oferecidos
Prestes a comemorar duas décadas de história em 2025, a Escola Profissional Fundatec passa por um significativo reposicionamento de marca e está investindo em diversas melhorias e expansões. A mudança de nome para Escola Técnica Fundatec (ETF), que reforça a ênfase na formação técnica, é apenas o começo de uma série de transformações. A instituição já formou mais de 1.000 alunos em 73 turmas e pretende ampliar o portfólio de cursos técnicos, de especializações e cursos de aperfeiçoamento nas quatro áreas em que atua: Administração, Qualidade, Tecnologia e Saúde. Além disso, a Escola intensificou as ações de ESG e está investindo na reforma estrutural e arquitetônica da sede.
A mudança de “Profissional” para “Técnico” no nome da escola é uma adequação às políticas públicas do Governo Federal que incentivam a formação técnica, visto que o Brasil forma poucos técnicos conforme o relatório Education at a Glance de 2023. Este movimento da ETF visa aprimorar e atualizar os serviços que já oferece como, por exemplo, a parceria com a Fundatec Estágios, que dá suporte aos estudantes para ingressarem no mercado de trabalho.
Além disso, as ações de impacto alinhadas com as boas práticas de ESG serão intensificadas. “Atualmente geramos 100% da energia elétrica utilizada na escola, por meio de placas solares. Possuímos uma parceria com uma empresa que faz o recolhimento correto e certificado dos resíduos sólidos gerados pela escola, onde são triados e tratados, gerando um impacto social e econômico para a comunidade que realiza esse trabalho”, comenta Felipe Homem, diretor da ETF.
Outra ação da Escola é a robusta política de bolsas de estudo integrais 100% gratuitas para alunos em situação de vulnerabilidade, que contribui socialmente para a inserção deles no mercado de trabalho. Neste ano, a sede está passando por uma reforma estrutural e arquitetônica com o objetivo de dar mais conforto, segurança e uma ambiência tecnológica aos alunos e professores. “Queremos que todas as pessoas que se relacionam com a escola se sintam bem em estar aqui, pois nosso objetivo principal é contribuir com o desenvolvimento da sociedade por meio do ensino técnico de qualidade. Antes de um bom profissional, atuamos para formar um excelente cidadão”, ressalta o diretor.
Atualmente, a ETF oferece quatro cursos técnicos e mais 23 opções de cursos de aperfeiçoamento, atendidos por uma equipe composta por 110 professores e supervisores de estágio, 12 profissionais de apoio administrativo e pedagógico. E, ainda neste ano, devem ser lançadas três especializações na área de saúde, são elas: Especialização Técnica em Emergência/APH, Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica e Especialização Técnica em Terapia Intensiva. A instituição está localizada na Rua Prof. Cristiano Fischer, 2012, bairro Partenon, em Porto Alegre.