Como estabelecimentos da saúde podem adotar o estoque de produtos consignados?

Read Time:3 Minute, 52 Second

 

Imagem de Freepik
Imagem de Freepik

 

Estocar produtos consignados é uma estratégia onde os insumos do estabelecimento da saúde podem ser usados, mas ainda pertencem ao fornecedor.

Parece confuso, não é? Basicamente, é um acordo comercial onde uma empresa usa ou comercializa os produtos armazenados sem ainda ter pago por eles.

O pagamento é realizado apenas após a venda ou uso do insumo. E, se não forem vendidos, os produtos podem ser devolvidos ao fornecedor.

Sendo uma prática muito usada em diversos segmentos, os produtos consignados são ótimos para clínicas médicas e outros estabelecimentos da saúde que precisam reduzir o custo e obter maior controle e gerenciamento de medicamentos, utensílios e demais itens.

Quer melhorar a eficiência do estoque em sua clínica? Adote o estoque de produtos consignados.

O funcionamento do estoque de produtos consignados na área da saúde

Quando uma clínica adota o estoque de produtos consignados atua com itens que ainda não foram comprados. Ou seja, até a aquisição, pertencem ao fornecedor.

Em resumo, a clínica recebe os produtos e medicamentos, mas não efetua a compra ou o pagamento de maneira imediata.

Pode parecer complexo, mas esse modelo torna o estoque muito mais simples e eficiente. Se o produto não for usado, é devolvido. E aqueles que foram usados, são pagos aos fornecedores de produtos consignados.

É claro que, para que funcione de maneira adequada, contar com fornecedores confiáveis e produtos de qualidade é primordial. Afinal, estamos falando de um dos setores mais importantes: a saúde.

Outro ponto de destaque é que o uso de produtos consignados depende de um acordo bem realizado, com cláusulas precisas e obrigações delimitadas.

Além do controle, essa forma de comercialização é excelente para clínicas que ainda não possuem capital para investir na compra imediata de insumos de alto valor agregado.

Obviamente que, o armazenamento e exposição dos itens é de total responsabilidade e compromisso do estabelecimento de saúde.

Dessa forma, o estoque precisa oferecer condições adequadas, como refrigeração, por exemplo. Caso o produto seja recolhido pelo fornecedor e não possa ser vendido por erros de armazenagem, o fornecedor deve ser ressarcido.

O que considerar antes de aceitar produtos consignados

O ramo da saúde é muito complexo, sendo que desafios da medicina são enfrentados todos os dias. Para que os produtos consignados não se tornem um empecilho, é preciso tomar alguns cuidados simples.

Primeiramente, analise, planeje e organize os itens em estoque. Identifique o consumo médio dos produtos para estabelecer quais e em qual quantidade eles serão mantidos em consignação.

Pelo armazenamento ser de responsabilidade da clínica, será necessário adotar um sistema de codificação e identificação, tornando a gestão eficiente.

Estipule e mantenha rotinas personalizadas, como protocolos de entrada e saída de produtos e cronograma para verificar prazos de validade.

A escolha dos fornecedores de produtos consignados é de extrema importância e um cuidado mais que necessário. Os fabricantes e distribuidores devem ter registro nos órgãos reguladores e comprovar que os produtos cumprem normas específicas.

Avalie o histórico e a reputação das empresas que serão suas parceiras no negócio.

Vantagens do estoque consignado para estabelecimentos de saúde

Como pode perceber, existe uma série de vantagens para os estabelecimentos de saúde que aderem ao uso de produtos consignados.

Além de clínicas, hospitais, centros de saúde, unidades básicas, farmácias e drogarias também podem ser beneficiadas.

Dentre as vantagens do estoque de produtos consignados, há opções e variedade de itens que podem ser usados. Sem contar que para isso, não há necessidade de realizar altos investimentos.

Se o estabelecimento contar com fornecedores confiáveis, não corre o risco de desabastecimento. E, os riscos de prejuízos financeiros relacionados ao não uso de produtos é inexistente.

Por esse meio, a gestão de estoque é muito mais prática, o fluxo de caixa é mantido em equilíbrio e o capital de giro é preservado. Se o negócio não precisa gastar o dinheiro com a compra de insumos, pode investir na modernização e crescimento do estabelecimento de saúde.

E, sem dúvida, uma das imensas vantagens dos produtos consignados é oferecer experiências completas e personalizadas aos pacientes. Mas, claro, para conseguir ter um bom retorno nas vendas, é indispensável investir no planejamento de marketing digital. Para isso, é possível contar com agências que oferecem especialistas no assunto.

Contando com insumos de qualidade e na quantidade necessária, é possível ofertar serviços específicos, mesmo que demandem alto investimento. Afinal, o pagamento desses itens só será feito depois que o paciente efetuar a compra de tal procedimento.

Em resumo, o estoque de produtos consignados é a melhor alternativa para melhorar a gestão de suprimentos, a eficiência e o atendimento ao paciente.