A sexta etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2024 ocorreu em Confresa (MT) no dia 15 de agosto. O evento, promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), avaliou 1.018 animais de sete pecuaristas. Parte da 26ª edição do Circuito, a etapa foi realizada nas instalações da Friboi, uma das parceiras do campeonato, junto com a Matsuda Sementes e Nutrição Animal. A coordenação do evento contou com a colaboração da Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT).
“É sempre uma honra testemunhar a dedicação dos pecuaristas, especialmente quando vemos um crescimento expressivo nas avaliações. Em 2023, Confresa avaliou 372 animais, e na edição deste ano, o número praticamente triplicou”, comenta Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB.
Confresa abriga um rebanho de mais de 460 mil animais, predominando a raça Nelore, o que evidencia o esforço dos pecuaristas locais. Aproximadamente 80% dos bovinos no Brasil são Nelore ou anelorados.
No total, foram avaliadas as carcaças de 785 machos não castrados, terminados tanto em pastagens quanto em confinamento, e 233 fêmeas, terminadas em confinamento. Os 1.018 animais se destacaram pela sua juventude, e as fêmeas apresentaram uma boa cobertura de gordura.
Entre os machos avaliados, 89% apresentavam até 2 dentes incisivos permanentes, indicando uma idade aproximada de 2 anos, sendo que 64% desses animais tinham dentição de leite completa, o que indica uma idade abaixo de 2 anos. O peso médio desses machos foi de 20,5 arrobas. Já entre as fêmeas, 88% tinham até 2 dentes incisivos permanentes, com 48% delas possuindo dentição de leite completa. Além disso, 84% das fêmeas apresentavam cobertura de gordura mediana ou uniforme, e o peso médio foi de 15,5 arrobas.
Melhor Lote de Carcaças de Machos
O prêmio de Melhor Lote de Carcaças de Machos foi concedido à Agropecuária Roncador Ltda., da Fazenda Roncador (Querência/MT), que recebeu a Medalha de Ouro. A Medalha de Prata foi para a Agropecuária Itaquerê do Araguaia Ltda., da Fazenda Piraguassu (Porto Alegre do Norte/MT). Já a Medalha de Bronze foi atribuída a Leandro Sousa Feliciano, da Fazenda Bacuri (Canabrava do Norte/MT).
Além disso, o prêmio de Melhor Lote de Carcaças de Machos Terminados em Pastagens, também com a Medalha de Ouro, foi conquistado por Volmir Vancin, da Fazenda Três Irmãos (Vila Rica/MT).
Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas
A Agropecuária Roncador Ltda., da Fazenda Roncador (Querência/MT), recebeu a Medalha de Ouro. Este lote também foi premiado com a Medalha de Ouro Branco, pela qualidade e uniformidade dos seus animais. A Medalha de Prata na mesma categoria foi atribuída a Maria Eliza de Camargo Benez, da Fazenda Vale dos Sonhos (Porto Alegre do Norte/MT).
Os vencedores do Circuito Nelore de Qualidade serão anunciados na Nelore Fest, o “Oscar da Pecuária”, que acontecerá em 7 de dezembro de 2024, em São Paulo. Nesse evento, também são conhecidos os campeões das etapas internacionais, contabilizadas separadamente.
Calendário
As próximas etapas do Circuito acontecem nas seguintes datas:
- 27/08 – Friboi de Colíder (MT)
- 04/09 – Minerva de Belén (PY)
- 05/09 – Friboi de Anastásio (MS)
- 10/09 – Friboi de Nova Andradina (MS)
- 12/09 – Friboi de Pedra Preta (MT)
- 17/09 – Friboi de Lins (SP)
- 19/09 – Friboi de Iturama (MG)
- 23/09 – Frisa de Teixeira de Freitas (BA)
- 24, 25 e 26/09 – Frisa de Nanuque (MG)
- 26/09 – Friboi de Alta Floresta (MT)
- 01/10 – Friboi de Ituiutaba (MG)
- 11/10 – Masterboi de Canhotinho (PE)
- 15 e 16/10 – Friboi de Diamantino (MT)
- 17 e 18/10 – Friboi de Barra do Garças (MT)
- 22, 23 e 24/10 – Fridosa de Santa Cruz de La Sierra (BO)
- 29/10 – Friboi de Andradina (SP)
- 31/10 – Friboi de Araputanga (MT)
- 01/11 – Friboi de Naviraí (MS)
- 07 e 08/11 – Fribal de Imperatriz (MA)
- 12/11 – Friboi de Itapetinga (BA)
- 14/11 – Friboi de Redenção (PA)
- 19/11 – Friboi de Santana do Araguaia (PA)
- 20 e 21/11 – Friboi de Mozarlândia (GO)
- 23/11 – Friboi de Marabá (PA)
- 28/11 – Friboi de Campo Grande (MS) Unid. II
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore com o apoio do Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
SOBRE A ACNB
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) é a entidade de âmbito nacional que representa criadores da raça de todo o país. Fundada há 70 anos, a ACNB se dedica ao fomento, defesa e valorização do Nelore, contribuindo para a seleção zootécnica e a produção de carne bovina de qualidade. Para isso, valoriza a genética superior, o manejo sustentável e o bem-estar animal. Entre outras iniciativas, a ACNB promove o Circuito Nelore de Qualidade, os Rankings Nacionais (Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens) e a oficialização de leilões da raça. O Nelore é a raça mais importante da pecuária brasileira, representando cerca de 80% do rebanho de corte nacional. Para mais informações, acesse www.nelore.org.br e acompanhe a associação no Instagram e no Facebook.