Destinos ao redor do mundo todo têm aderido à prática, que envolve alimentação natural, conexão com a natureza, práticas meditativas e medicina natural
Viajar é algo que, por si só, já é capaz de desanuviar a mente e renovar as energias. Uma vez que as rotinas estão cada vez mais estressantes e as demandas do trabalho são mais urgentes, muitas pessoas têm buscado destinos capazes de trazer um pouco de paz e tranquilidade.
Nesse contexto surge o turismo de bem-estar, que engloba experiências que promovem o equilíbrio e a saúde — como spas, retiros de ioga, meditação, práticas de fitness, terapias naturais e alimentação saudável. Este tipo de turismo não apenas visa o relaxamento e a recuperação, mas também busca proporcionar um ambiente que inspire o autocuidado, a conexão com a natureza e o desenvolvimento pessoal.
O que é o turismo de bem-estar?
Sendo essa uma demanda crescente no mundo todo, um movimento dentro da própria área de turismo surgiu para oferecer experiências enriquecedoras e capazes de trazer mais saúde física e mental para as pessoas. Por meio de atividades ligadas ao contato com a natureza, bem como práticas que tragam benefícios para mente e corpo, o turismo de bem-estar tem ocupado um espaço importante na promoção de mais qualidade de vida.
Segundo renomados institutos, como o Global Wellness Institute, responsável pelo pioneirismo na observação do que seria o turismo de bem-estar, o que difere esse tipo de viagem das demais é o objetivo de integrar saúde, descanso e autoconhecimento em um mesmo pacote. Ao contrário, por exemplo, do turismo de saúde, cujo objetivo pode ser o tratamento de uma doença.
Práticas como ioga, meditação, massagens terapêuticas, alimentação natural, além de passeios na mata e até mesmo surf e stand-up paddle, integram as atividades oferecidas. E no Brasil, é possível encontrar destinos de norte a sul que oferecem esse tipo de imersão. Segundo levantamento do portal Amo Estar Bem, são mais de 300 hospedagens em resorts no país que oferecem turismo de bem-estar.
Para se enquadrar nos moldes do turismo de bem-estar, as hospedagens precisam gerar o menor impacto ambiental possível — o que envolve o tipo de construção e a forma de descartar resíduos, por exemplo. Além disso, é preciso trabalhar para conservar fauna e flora local e buscar oferecer tudo do mais orgânico possível, o que é geralmente obtido com a adoção de hortas e agroflorestas.
O turismo de bem-estar pelo Brasil
Começando pelo norte do país, a agência Vivalá faz uma imersão na Amazônia. Em pacotes de cinco dias, é possível fazer trilha na selva, travar contato e conhecer a populações locais e ribeirinhas, além de conhecer a fauna e flora local e navegar no Rio Negro.
No Nordeste, a pousada Trilha do Mar fica localizada em Alagoas, mais especificamente na praia do Francês. Durante a estadia, são oferecidas atividades que envolvem meditação, yoga e alimentação equilibrada em todas as refeições, com o intuito de nutrir mente e corpo.
No Sudeste brasileiro, a hospedagem Canto do Papagaio, estabelecida em Aiuruoca, Minas Gerais, oferece alimentação Ayurveda e aulas de yoga. Suas instalações são chalés em meio às montanhas, que contam com redário, e suas belezas naturais envolvem florestas e banhos de cachoeira.
O interior de São Paulo possui uma gama de hospedagens, muitas próximas à capital. A pousada Dharma Luz e Paz está a menos de 100 km da capital paulista, e sua hospedagem traz alimentação sem carne e terapias integrativas, além de yoga, meditação e canto de mantras.
Brotas, cidade famosa pelo ecoturismo e turismo de aventura, também tem opção de turismo de bem-estar. É o caso da Gaia Pousada Holística. Com pacotes para todas as idades, se destaca por ter um especial para a terceira idade, composto de massagens, alimentação vegana, meditação e harmonização dos chakras.
No Sul do país, especificamente em Santa Catarina, na praia de Imbituba, fica o Mevlana Garden. A hospedagem oferece um amplo jardim, meditações diárias, o Zen Bistrô, o SPA Relax e a Pizzaria Mística, além de um templo para retiros e práticas. Tudo isso em cerca de 11 mil metros cercado por natureza.
O turismo de bem-estar internacional
Para além do Brasil, muitos são os destinos famosos por oferecer experiências fantásticas. A Costa Rica, por exemplo, é conhecida por suas paisagens tropicais deslumbrantes, práticas de ecoturismo e fontes termais — cujas águas são naturalmente quentes. Os viajantes podem participar de retiros de ioga em praias isoladas, explorar florestas tropicais durante caminhadas revitalizantes e relaxar em resorts que oferecem terapias naturais e orgânicas.
Bali, na Indonésia, é muito famosa por suas praias paradisíacas, spas luxuosos e retiros de ioga. No destino os visitantes podem participar de práticas de meditação, tratamentos de spa com ingredientes naturais e experiências de bem-estar em meio à natureza exuberante da ilha.
Ainda na Indonésia, Ubud é um destino específico dentro de Bali que atrai turistas em busca de bem-estar e espiritualidade. Rodeada por arrozais e florestas tropicais, o destino oferece retiros de ioga, práticas de meditação, massagens balinesas tradicionais e uma variedade de opções de alimentação saudável e orgânica.
Outro local que oferece uma variedade de spas e resorts de luxo é Santorini, na Grécia. Além de apreciarem suas vistas deslumbrantes do mar Egeu e arquitetura característica, os turistas podem relaxar em piscinas termais naturais, desfrutar de tratamentos de beleza baseados em produtos locais e participar de aulas de ioga ao ar livre com vista para o mar.
Na Colômbia, a cidade de Cáli, conhecida por sua vibração cultural e rica história, também é um destino emergente para turismo de bem-estar na América do Sul. Os visitantes podem participar de retiros de ioga, experimentar terapias de cura tradicionais focadas na diminuição de sintomas de ansiedade e estresse, e relaxar em spas com vistas panorâmicas da cidade.
Os destinos europeus também têm adotado a prática de turismo de bem-estar, caso do tradicional hotel Majestic, em Barcelona. Na Itália, especificamente na Toscana, além de ser famosa por vinícolas e gastronomia, a cidade oferece spas de luxo e retiros de bem-estar em meio às colinas pitorescas. Os turistas podem desfrutar de tratamentos de vinoterapia, banhos termais em fontes naturais e experiências de ioga e meditação em vilarejos históricos.