Preparação do lar e da rotina, idas ao veterinário e cuidados com a alimentação são essenciais na hora de adotar o seu melhor amigo
Decidir adotar um animal de estimação é algo sério. Começar o texto com essa informação é muito importante: afinal, muitos acabam não considerando todos os desafios que precisam ser colocados na hora de cuidar de um cão, afinal, trata-se de uma vida. Mas isso não significa, em nada, que sua rotina poderá ser pesada ou cansativa: muito pelo contrário, os cães são, literalmente, os nossos melhores amigos.
E, justamente por isso, se você está pensando em adotar um cãozinho e quer saber o que não pode faltar para finalmente adotá-lo, confira as dicas essenciais a seguir!
Muito amor para dar!
Antes de tudo, é extremamente importante ter a noção de que você precisa estar disposto a ter muito amor para oferecer ao cãozinho. Afinal, assim como os seres humanos, os cães também são capazes de sentir afeto e amor por seus tutores, e adoram sentir que estão sendo cuidados.
Essa relação de cuidados faz com que o cão confie no tutor de forma muito profunda, e são diversos os exemplos de cachorros que são simplesmente apaixonados por seus donos. E é muito importante ter o amor para dar, independentemente do temperamento do seu cachorro: cada pet tem seu próprio humor e sua personalidade.
Adaptação do lar e da rotina
A chegada de um animal de estimação impacta de forma considerável a rotina de uma família, principalmente quando ainda não há um espaço reservado para ele dentro do lar. Por isso, antes mesmo de adotar o seu pet, comece a adaptar a sua casa com os espaços em que ele deverá fazer suas necessidades fisiológicas, qual será o espaço da comida, onde terá água fresca sempre disponível para ele beber, etc.
A caminha, com um espaço confortável para o cão dormir, também é muito importante. Você pode comprar uma caminha em petshops ou, então, adaptar um colchonete com cobertas para ele.
Adestramento
Como dito anteriormente, cada cão tem a sua própria personalidade, e é muito importante que a individualidade dele seja sempre respeitada. Para que você consiga ter uma relação de confiança e afeto com o animal, é muito importante contar com a ajuda de um adestrador, caso necessário, para te auxiliar durante o processo de adaptação do cão.
Se for um cãozinho de raça, vale a pena estudar sobre as características da raça, pois pode ser normal para algumas apresentar algum comportamento que não seja agradável para você. Então, fica a dica: estudar e adestrar o seu pet!
Visitas ao veterinário e cuidados com a saúde
A ansiedade para ter logo o seu pet em casa já começa com a ideia de tê-lo e já pensar em nomes para cachorro, mas é muito importante ter em mente que, assim como precisamos fazer visitas frequentes aos médicos, os cães também precisam ter a sua saúde cuidada por médicos veterinários.
Cachorros adotados por ONGs ou abrigos já costumam vir prontos para adoção, vermifugados, vacinados e até castrados, mas é extremamente importante contar com um veterinário da sua confiança para acompanhá-lo.
Check-ups regulares são recomendados, como exames de sangue e conferência de pressão arterial. Isso ajuda a detectar problemas de saúde desde o início, e ajuda no tratamento e na rápida recuperação do pet.
E, se o pet ainda não for castrado, vale a pena agendar os exames necessários para a cirurgia – ao castrar o seu pet, você estará protegendo-o de problemas de saúde como câncer de mama ou próstata. A castração também ajuda a reduzir comportamentos agressivos e de dominação de território, além de evitar reproduções indesejadas.
Com tudo isso em mente, vale a pena destacar a importância de sempre separar um dinheiro para gastar com o seu pet nas idas ao veterinário, pois nem sempre os hospitais públicos veterinários têm a capacidade de atender as altas procuras.
Organize uma rotina de exercícios com seu pet
Ter uma rotina de atividades físicas com o seu cachorrinho faz parte dos cuidados com a saúde e até a mente do pet – cachorros costumam ser muito agitados, e liberar energia é fundamental para reduzir os níveis de estresse, tédio e até ansiedade.
Organize um horário para passear com seu cão todos os dias, de preferência duas vezes ao dia, e em horário que não esteja tão quente. Dentro de casa, também prepare brincadeiras especiais, como esconde-esconde, jogar bolinha e esconder petiscos pela casa, para instigar o olfato deles.
Essa rotina de exercícios, além de ser ótimo para a saúde do pet, também ajuda na formação de vínculo com o cachorro, pois ele se sentirá confortável ao seu lado.
Alimentação balanceada e completa
E, por fim, mas não menos importante, cuide da alimentação do seu pet. A alimentação vai garantir o funcionamento pleno do organismo, garantindo bem-estar e nutrição completa para explorar o mundo ao seu lado.
Ofereça rações secas, intercalando com rações úmidas, para ajudar no funcionamento dos rins e do fígado, e evite alimentos gordurosos e temperados. Atente-se sempre aos alimentos proibidos para cães, para evitar dores de cabeça.