Entre janeiro e maio de 2024, foram cotados mais de 345 mil apólices para esse tipo de modelo de veículo em todo o Brasil
De acordo com dados coletados pela Agger, plataforma de gestão e cotações de seguros, a procura por seguros para carros elétricos aumentou 800% entre abril de 2023 e maio de 2024. Somente entre janeiro e maio deste ano, foram cotados mais de 345 mil seguros desse tipo em todo o território nacional.
Esse número é impulsionado principalmente pela alta venda de carros elétricos no Brasil. Segundo uma previsão elaborada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), haveria um crescimento de 61% no número de vendas de carros eletrificados somente em 2024.
Por que o aumento de seguros para carros elétricos?
O aumento no número de carros elétricos nas ruas está diretamente ligado à preocupação social no combate à poluição. Com isso, o carro elétrico se tornou uma saída viável para reduzir a emissão de gás carbônico (CO2) na atmosfera, um elemento que contribui para o aquecimento global.
Consequentemente, o número de seguros tende a aumentar também. Isso porque ter um seguro é essencial para manter o veículo protegido, independentemente de onde ele estiver ou do que acontecer com ele, garantindo uma proteção não apenas para o condutor, mas também uma boa economia em muitos casos.
O que muda nos seguros para modelos elétricos e convencionais?
Devido às suas necessidades completamente diferentes dos carros à combustão, os automóveis elétricos exigem uma gama de serviços que os modelos convencionais não precisam. Portanto, além das proteções para colisões e roubo, são necessárias soluções para outras demandas.
Para quem possui um carro elétrico, é essencial procurar uma seguradora que ofereça alguns diferenciais em relação aos outros tipos de apólices. Entre eles, estão a cobertura em caso de furtos, reparos e empréstimos de cabos de carregamento, socorro em casos de falta de energia, oficinas especializadas nesse tipo de reparo, além de pontos de recarga gratuitos.
Obviamente, tudo isso dependerá do plano escolhido pelo dono do veículo e da empresa responsável pelo seguro. Podem existir casos em que esses atendimentos específicos sejam cobrados como adicionais ou em que nem todos os benefícios estejam disponíveis em todas as localidades do Brasil, devido a ser uma demanda recente.
Esses são pontos que precisam ser avaliados cuidadosamente para que o seguro não se torne apenas mais um gasto no orçamento, mas realmente útil para quem precisa utilizá-lo em casos de emergência nas estradas.
Por que ter um carro elétrico?
Conforme dito anteriormente, os carros elétricos são excelentes formas de diminuir a emissão de gás carbônico na atmosfera. Além disso, eles acabam saindo mais baratos do que os modelos a combustão, justamente pelo preço da energia ser significativamente mais barato do que o valor da gasolina.
Além dessa economia, os carros elétricos têm a facilidade de poder ser carregados dentro de casa. Para gastar ainda menos, o condutor pode realizar um financiamento para energia solar e instalar painéis fotovoltaicos em sua residência, não apenas para carregar o veículo para o uso diário, mas também para abastecer toda a residência.
Os seguros para carros elétricos são mais caros?
Apesar de parecer, não há diferença no preço de um seguro para carros elétricos e à combustão. A questão é que não é pelo fato de um carro ser elétrico que o preço da apólice será mais caro ou mais barato. Isso dependerá de cada seguradora em relação ao modelo que determinará a tarifa do seguro, que, até o presente momento, não mudou entre os modelos.
O que realmente definirá o preço do seguro serão fatores como idade, estado civil, gênero e localidade. Dentro deste último tópico, entram questões como a quantidade de furtos de automóveis do mesmo modelo, por exemplo, que influenciam no valor final do seguro.