A eficiência operacional proporciona ao varejista uma série de benefícios, como a redução de custos, aumento do lucro, ganho de produtividade e competitividade, segundo Thiago Artacho, da GRS
Junho de 2024 – As vendas no varejo brasileiro cresceram 2,5% no primeiro trimestre deste ano, em comparação a 2023, como aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice até salta aos olhos e ouvidos de muitos varejistas, alguns até acostumados a números mais modestos nos últimos anos, mas a performance poderia ser superior se houvesse uma melhor eficiência operacional das redes, objetivo cada vez mais importante e buscada pelas empresas, à medida que o setor passa por transformações impulsionadas pelas mudanças nos hábitos de consumo e pela evolução das tecnologias.
A tão sonhada eficiência operacional proporciona ao varejista uma série de benefícios, como a redução de custos, aumento do lucro, ganho de produtividade e competitividade que, somadas, geram diferenciais que impactam na empresa, capacitando-a a produzir mais com menos e a diminuir o preço para o cliente final.
A tecnologia tem sido uma das principais aliadas das empresas varejistas que desejam ganhar eficiência operacional. “A adoção de soluções, inclusive de prevenção de perdas e de análise de comportamento, tem possibilitado inovações no setor, ganhos de produtividade e redução de custo, com impacto direto na margem de lucro das empresas”, destaca Thiago Artacho, CEO da Green Retail Solutions (www.greenreatilsolutions.com.br), especializada em soluções de segurança, inteligência, organização e design de varejo, com resultados extremamente positivos.
Soluções à disposição dos varejistas – Diante do cenário de extrema competitividade no varejo, as organizações que buscam se destacar e manter sua competitividade precisam adotar estratégias e ferramentas inovadoras. “A análise de dados é uma estratégia essencial para qualquer empresa melhorar a eficiência operacional. Sem isso os resultados não aparecem”, argumenta Artacho.
Entre as boas novidades à disposição do mercado está a Wiz Mind–Série Panorâmica, para Contagem de Pessoas, da Green Retail Solutions. Com tecnologia avançada de imagem estéreo e algoritmo de deeplearning, ela faz a contagem de pessoas e reconhece alvos humanos com precisão para entregar a contagem precisa da área em tempo real.
Da mesma série, há ainda o modelo que faz o Mapa de Calor, que determina quais áreas e produtos são mais visitados na loja. “O recurso de heatmap permite a extração das informações de forma simples, dinâmica e com maior acuracidade. E, com elas, o varejista pode descobrir os produtos que mais atraem atenção dos clientes, identificar áreas quentes para otimizar layout e potencializar a conversão/venda de produtos”, afirma Artacho.
Proteção para mais vendas – Com os cadeados eletrônicos, produtos, como aparelhos celulares, tablets e notebooks, estão mais protegidos e seguros. Alguns modelos possuem alarme sonoro, sinalizadores de led e diversas outras funcionalidades que garantem o nível de segurança exigido em cada ambiente. Também se destacam pela facilidade de instalação e troca de posições, carregamento para que o equipamento fique sempre ligado, e design ajustável, entre outras características que simplificam as operações diárias.
A depender do tipo de cadeado eletrônico, os produtos ganham uma melhor e maior visibilidade, garantindo uma apresentação moderna e inovadora para valorizar seus produtos e otimizar suas vendas, sem deixar de lado a sua segurança. Com análises avançadas e a segurança mais robusta do setor, o OnePod, da Green Retail, ajuda o varejista a maximizar as oportunidades de vendas.
____________________________________________________________________________
SOBRE A GREEN RETAIL SOLUTIONS
(https://greenretailsolutions.com.br)
A Green Retail Solutions é uma empresa especializada em soluções de segurança, inteligência, organização e design de varejo, que mantém em seu porfólio soluções integradas B2B que melhoram a experiência de compra, diminuem as perdas, simplificam a operação e aumentam as vendas dos clientes. Com sede em São Paulo, a empresa tem como foco garantir aos clientes a confiabilidade e o dinamismo que o varejo exige, com serviços e tecnologias atualmente presentes nos principais varejistas do país, totalizando mais de 5 mil PDVs.
_______________________________________________________
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA GREEN RETAIL SOLUTIONS
Agência Hori (www.agenciahori.com.br)
Helder Horikawa (helder@agenciahori.com.br); (11) 99841-1594