Da Geração Z aos Baby Boomers, como as diferentes gerações de empreendedores encaram a digitalização no Brasil

Read Time:4 Minute, 4 Second

 Pesquisa Global de Empreendedorismo 2024 da GoDaddy analisa o impacto da IA nas pequenas empresas; 93% dos millenials acreditam que a IA terá um impacto positivo em seus negócios

São Paulo, julho de 2024 – Análise da dados da Pesquisa Global de Empreendedorismo 2024 da GoDaddy mostra como as várias gerações de proprietários de pequenas empresas brasileiras (GenZ, Millennials, GenX, Baby Boomers) estão adotando o empreendedorismo e a digitalização, com foco em áreas-chave como a IA.

Embora cada geração tenha sua própria perspectiva sobre as formas de administrar seus negócios, todas têm em comum a percepção de que a digitalização pode ajudar seus negócios a crescer e ter sucesso on-line.

Geração Z: apaixonada e com visão de futuro

Os empreendedores da Geração Z, com idades entre 18 e 24 anos, dão a mesma importância às experiências de vida pessoal (50%) e à experiência profissional anterior (50%) quando se trata de sua abordagem de negócios. Além disso, esse grupo relata o maior número de satisfação no trabalho, com 96% acreditando que a vida é melhor depois de se tornar um empreendedor. Embora 90% vejam a IA como benéfica para seus resultados, eles estão em sintonia com outras gerações quando se trata de não implementar a IA devido aos possíveis custos (55%) e à falta de conhecimento das soluções disponíveis (50%).

Millennials: Entusiastas da tecnologia

Essa geração, com idade entre 25 e 39 anos, também mostra um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Para 61% dos Millennials, suas jornadas empreendedoras são influenciadas por experiências de trabalho anteriores e 49% por experiências de vida pessoal. Olhando além das experiências, eles adotam a digitalização, com 96% citando que um alto nível de digitalização aumenta a competitividade dos negócios. Além disso, 93% acreditam que a IA pode ter um impacto positivo em seus negócios e 93% relatam que se sentem confiantes em sua capacidade de navegar pelas ferramentas de IA para seus negócios.

Geração X: equilíbrio entre experiência e inovação

Assim como seus antecessores, a Geração X (de 40 a 54 anos) tem grande consideração por suas experiências de vida pessoal, com 65% relatando que isso contribuiu mais para sua abordagem de negócios. Esses empreendedores são os que mais valorizam a inovação, com 98% concordando que um alto nível de digitalização aumenta a competitividade dos negócios. No entanto, há certa hesitação em relação à IA nessa faixa etária, com um número maior de GenX afirmando que ainda não implementaram ferramentas de IA devido aos possíveis custos (62%) e à falta de conhecimento sobre as soluções disponíveis (52%).

Baby Boomers: Raízes tradicionais com um futuro digital

Os empreendedores com 55 anos ou mais ainda enfatizam a digitalização para o crescimento dos negócios, com 83% reconhecendo sua importância. Apesar de 73% dos Baby Boomers atribuírem o sucesso de seus negócios a suas experiências de trabalho anteriores (o mais alto em comparação com outras gerações), eles ainda têm uma forte paixão pelo empreendedorismo, com 91% relatando que a vida melhorou para eles depois de se tornarem empreendedores. Quando se trata de seu futuro, 90% veem a IA como benéfica, mas, assim como a geração X, os Baby Boomers ainda não a implementaram devido aos possíveis custos (63%) e à falta de conhecimento sobre as soluções disponíveis (58%).

“Embora as gerações possam ter padrões distintos, todas elas entendem a importância da digitalização para competir em um ambiente de negócios exigente”, disse Luiz D’Elboux, Country Manager da GoDaddy no Brasil. “Outra semelhança é a falta de conhecimento sobre IA, e é por isso que criamos recursos como o GoDaddy Prompt Library para ajudar os empreendedores a entender o que é IA e como usá-la, e ferramentas como a Busca de Domínios com IA e o  GoDaddy Studio para ajudar os empreendedores a economizar um tempo valioso criando conteúdos visuais, fazendo com que a IA trabalhe para eles.”

A GoDaddy oferece um pacote integrado de produtos e serviços on-line que vão desde registro de domínio, hospedagem, construção de sites, loja on-line, marketing digital, e-mail profissional, proteções de segurança e ferramentas de produtividade. A empresa disponibiliza o suporte técnico aos clientes, em português e com pessoas atendendo ao telefone para ajudá-los no crescimento de seus empreendimentos on-line, com as ferramentas que melhor atendam suas necessidades.

Suporte Técnico Brasil
Em todo o território nacional: Das 8h às 21h, de segunda à sexta-feira
4003 3329


Sobre a GoDaddy

A GoDaddy ajuda milhões de empreendedores em todo o mundo a iniciar, crescer e ampliar seus negócios. As pessoas vêm à GoDaddy para criar um nome e logo para seus empreendimentos, construir um site profissional, atrair clientes e vender seus produtos e serviços on-line. As ferramentas fáceis de usar da GoDaddy ajudam os microempresários a gerenciar tudo em um só lugar e seu suporte especializado está disponível para fornecer assistência.

Para saber mais sobre a empresa, visite www.GoDaddy.com.