Colégio Santa Marcelina de São Paulo organiza iniciativa que promove o combate ao etarismo
– Segundo o Grupo Croma, mais de 86% das pessoas com mais de 60 anos sofrem preconceito no trabalho
– Projeto conta com a participação ativa de 80 estudantes do 4º ano da instituição
Julho de 2024 – De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população de pessoas com 60 anos ou mais superam 32 milhões de pessoas. Entretanto, o etarismo, isto é, a discriminação contra idosos, ainda persiste e é um dos problemas que mais afetam essa parcela da população. Segundo o Grupo Croma, mais de 86% das pessoas com mais de 60 anos sofrem preconceito no trabalho, por exemplo.
Com o intuito de promover o combate ao etarismo, estimulando a empatia e o respeito pelos idosos, proporcionando momentos de alegria e companhia para residentes dos asilos e promovendo a interação entre essa parcela da população e crianças, o Colégio Santa Marcelina de São Paulo desenvolveu uma iniciativa chamada “Crianças em Ação: Marcando o gol entre as gerações”. Ao todo, 80 estudantes do 4º ano participam ativamente do projeto.
A ação surgiu a partir de conversas realizadas nos ambientes de aprendizagem, com o levantamento de hipóteses para a realização de ações de ajuda ao próximo. Foram elencadas diversas possibilidades e, em comum acordo, ficou definido que o objetivo chave seria compreender as diferenças intergeracionais.
Além dos estudantes da instituição, participam ativamente do projeto os professores do Ensino Fundamental, que atuam em diferentes áreas, e a Irmã Lucinalva de Jesus Souza, responsável pela pastoral do Colégio Santa Marcelina, que auxilia nas visitas ao Hospital e no Lar Santa Marcelina.
Como funciona a iniciativa
Segundo a professora do Colégio Santa Marcelina, Alessandra Bonavina, ao longo do ano, os estudantes desenvolverão atividades e visitas dirigidas a locais que ainda serão definidos. “Essas intenções envolvem campanhas de arrecadação de produtos de higiene pessoal aos idosos, festas juninas, tarde de jogos de tabuleiro, hora da história, tarde de chá e outras propostas que surgirem por meio das crianças”, explica.
Alessandra conta ainda que serão organizados encontros regulares para que os participantes possam compartilhar suas experiências, perspectivas e histórias de vida sobre temas específicos. A partir dessa dinâmica, será montado um livro de memória, documentando todo o percurso.
“Ao longo do projeto, ainda serão realizados eventos culturais nos locais escolhidos e com o público envolvido, tais como concertos musicais, exposição de arte, teatro e oficina de arte, a fim de promover a interação entre as crianças e os idosos. Ainda serão realizados, no espaço escolar, convites para que os avós dos estudantes participem de diferentes momentos durante essas ações”, ressalta Alessandra.
Ações concretas sobre o etarismo
Além das iniciativas de apoio ao bem-estar, serão realizadas rodas de conversa e momentos de reflexão, pesquisa sobre a situação do idoso e questões sobre envelhecimento, estudo do Estatuto do Idoso, compreensão das necessidades dos idosos e sensibilização por parte das crianças, possibilitando, ainda, inúmeros benefícios aos participantes.
“Nesse contexto, a iniciativa possibilita amplos benefícios como desenvolvimento da empatia, respeito, aprendizagem e conhecimentos com experiências, senso de propósito e serviço à comunidade e experiências memoráveis e laços afetivos. Além disso, o projeto auxilia no desenvolvimento de escuta ativa e habilidades socioemocionais, dois pontos primordiais para a trajetória e o desenvolvimento de uma criança”, finaliza a docente.
Sobre o Santa Marcelina
O Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina foi fundado em 1838 por Monsenhor Luigi Biraghi, com o auxílio de Marina Videmari, em Milão, na Itália. Dedicada à educação, à saúde e à assistência social, a Congregação difundiu-se globalmente a partir da instituição de colégios, hospitais e obras sociais.
Atualmente, presente em 8 países, espalhados por 3 continentes, e em 17 municípios e 9 estados brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Tocantins, o Instituto segue com a missão de levar adiante, com empenho e entusiasmo, a educação, a formação, a cura e a construção do ser humano íntegro e da sociedade. Tudo isto alinhado a uma metodologia inovadora de aprendizagem, que, por sua vez, está alinhada às principais tendências do mercado educacional.