Colégio Santa Marcelina de Muriaé promove Feira de Negócios para estudantes do Ensino Fundamental II
– Projeto visa desenvolver competências em comércio, planejamento, marketing e empreendedorismo
– Em sua segunda edição, projeto envolverá mais de 100 estudantes do sexto ano
Muriaé, Julho de 2024 – O Colégio Santa Marcelina de Muriaé acaba de anunciar a segunda edição da “Feira de Negócios”, um projeto educativo que oferece aos estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental Anos Finais a oportunidade de vivenciar o mundo dos negócios de maneira prática e interativa. A feira, marcada para o dia 28 de agosto de 2024, contará com a participação ativa de mais de 100 jovens com idades entre 10 e 11 anos.
Com o objetivo de proporcionar vivências e experiências imersivas em atividades relacionadas ao comércio, compra, venda, planejamento, marketing e educação financeira, a Feira de Negócios incentiva a criatividade, a autonomia e o protagonismo dos estudantes. Durante o evento, os participantes criarão suas próprias “empresas”, desenvolvendo habilidades essenciais para o empreendedorismo e para a vida.
De acordo com a Professora de Educação Básica do Colégio Santa Marcelina de Muriaé, Luciene Maria Ribeiro, a primeira edição da feira, realizada no ano passado, foi um grande sucesso, recebendo elogios de pais e da comunidade escolar. “A ideia do projeto surgiu a partir das discussões sobre educação financeira nas aulas. Iniciando com conceitos de poupar, capitalizar e empreender, os estudantes se envolveram profundamente com exemplos práticos, muitos vindos das experiências de suas próprias famílias”, explica.
O projeto
A dinâmica do projeto é centrada no protagonismo dos estudantes. Eles têm autonomia para decidir o nome, logo, propaganda, produtos a serem vendidos, precificação e montagem da feira, sempre com orientação e apoio dos docentes e aprovação dos pais. A participação dos jovens é integral e ativa, com os professores atuando como facilitadores e questionando a viabilidade das ideias apresentadas.
Luciene ressalta que a preparação dos estudantes para a feira ocorre ao longo de todo o projeto, incluindo estudos sobre empreendedorismo, comércio, educação financeira, criatividade e trabalho em grupo. “Durante todo o processo eles aprendem a lidar com frustrações, a aceitar ‘não’ como resposta e a trabalhar em equipe, desenvolvendo habilidades socioemocionais e cognitivas essenciais”, observa.
O especialista explica, ainda, que a Feira de Negócios proporciona benefícios significativos para os estudantes, como o desenvolvimento de habilidades de relacionamento interpessoal, empatia, cooperação, argumentação, resolução de problemas, adaptação às mudanças, criatividade e cidadania digital. “Em termos acadêmicos, o projeto abrange disciplinas como matemática, educação financeira e língua portuguesa, integrando conteúdos e promovendo uma aprendizagem rica e contextualizada”, finaliza Luciene.
Sobre o Santa Marcelina
O Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina foi fundado em 1838 por Monsenhor Luigi Biraghi, com o auxílio de Marina Videmari, em Milão, na Itália. Dedicada à educação, à saúde e à assistência social, a Congregação difundiu-se globalmente a partir da instituição de colégios, hospitais e obras sociais.
Atualmente, presente em 8 países, espalhados por 3 continentes, e em 17 municípios e 9 estados brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Tocantins, o Instituto segue com a missão de levar adiante, com empenho e entusiasmo, a educação, a formação, a cura e a construção do ser humano íntegro e da sociedade. Tudo isso alinhado a uma metodologia inovadora de aprendizagem, que, por sua vez, está alinhada às principais tendências do mercado educacional.