Gustavo Cruz, estrategista-chefe da RB Investimentos sobre PMI

Read Time:57 Second

Os recentes dados de PMI indicam claramente uma redução na probabilidade de múltiplos cortes nas taxas de juros ainda este ano. Ontem, um dirigente do Fed declarou que, caso os dados de inflação continuem a refletir os números mais fracos de maio, seriam possíveis novas ações em termos de cortes de juros. No entanto, o PMI demonstra que a atividade econômica ainda está acelerada.

 

É interessante notar que, ao desagregar os dados por setor, o setor de serviços impulsionou o crescimento, enquanto a indústria registrou uma queda. Vale ressaltar que os dados de inflação mais preocupantes são justamente aqueles relacionados aos serviços, que têm sido o principal motor da inflação local. Se a situação fosse inversa, a preocupação seria menor.

 

Apesar disso, ainda há muitos fatores a serem considerados, e não descarto completamente a possibilidade de mais de um corte de juros ainda este ano. No momento, as projeções para a inflação americana indicam uma desaceleração na metade do ano. É também relevante observar que, enquanto os Estados Unidos registraram uma aceleração do PMI em junho, os dados do Reino Unido e do Japão, divulgados mais cedo, mostraram uma desaceleração.