Estudantes do Colégio Santa Marcelina arrecadaram roupas e acessórios para campanha de inverno
– Coleta foi realizada na unidade de São Paulo até o dia 18/05
– Iniciativa é organizada por 17 estudantes da instituição com idade entre e 6 e 7 anos
São Paulo, Maio de 2024 – Com o objetivo de amenizar o impacto do frio para as pessoas em situação de rua durante o inverno, estudantes do 2º ano A do Ensino Fundamental do Colégio Santa Marcelina de São Paulo desenvolveram um projeto chamado “Vento frio por fora e coração quente por dentro”. A iniciativa, que teve início no último dia 30 de abril, se estendeu até o dia 18 de maio e arrecadou roupas e acessórios como blusas, cachecóis, toucas, luvas e meias. Ao todo, participaram da iniciativa 17 crianças, com idade entre 6 e 7 anos, a professora do grupo, Juliana Nozella de Oliveira, e a irmã Lucinalva de Jesus Souza, responsável pela Pastoral da Rede.
Segundo a Coordenadora Pedagógica do Colégio Santa Marcelina de São Paulo, Fabiana Curci, o projeto surgiu por meio do estudo das características e da função social do texto instrucional, um gênero textual cujo objetivo é garantir instruções para a realização de uma tarefa. Além disso, a iniciativa está diretamente relacionada à formação integral do ser humano como pilar transversal a todos os projetos pedagógicos.
“Para compreender melhor esse gênero textual, as crianças foram convidadas a produzir uma pipa e, ao empinarem, se depararam com várias questões sobre o vento. Depois de diversas reflexões, o grupo chegou à conclusão de que o vento é um movimento e que pode ser quente ou frio, o que os levou a compreender que o vento frio dói. A partir disso, o grupo começou a se manifestar sobre quem sofre com esse vento frio, dando origem ao nome e ao projeto”, explica Fabiana.
As coletas foram realizadas na própria unidade do Colégio Santa Marcelina, em São Paulo, e a distribuição aos moradores de rua acontecerá entre os dias 19 de maio e 07 de julho, nas ruas do bairros do Glicério e da Mooca, com a equipe do Colégio.
Sobre o Santa Marcelina
O Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina foi fundado em 1838 por Monsenhor Luigi Biraghi, com o auxílio de Marina Videmari, em Milão, na Itália. Dedicada à educação, à saúde e à assistência social, a Congregação difundiu-se globalmente a partir da instituição de colégios, hospitais e obras sociais.
Atualmente, presente em 8 países, espalhados por 3 continentes, e em 17 municípios e 9 estados brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Tocantins, o Instituto segue com a missão de levar adiante, com empenho e entusiasmo, a educação, a formação, a cura e a construção do ser humano íntegro e da sociedade. Tudo isso alinhado a uma metodologia inovadora de aprendizagem, que, por sua vez, está alinhada às principais tendências do mercado educacional.