De olho no público de alta renda, shopping do futuro deve unir bem-estar, gastronomia e entretenimento

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Sugestão de pauta: Varejo l Empresas l Negócios l Administração l Gestão

DE OLHO NO PÚBLICO DE ALTA RENDA, SHOPPING DO FUTURO DEVE UNIR BEM-ESTAR, GASTRONOMIA E ENTRETENIMENTO

Júlio Takano está à frente da visitação técnica que cerca de 30 gestores e executivos de shopping centers de 14 países da América Latina e Caribe realizam nos dias 24 e 25 de junho em São Paulo

Junho de 2024 – Com 628 centros de compras espalhados pelo país, os shopping centers não são apenas pontos de venda, mas centros de convivência, inovação e estilo de vida. E que devem, segundo Júlio Takano, CEO da KT Arquitetura de Negócios, apostar no incremento de espaços de bem-estar, gastronomia e entretenimento em seus projetos de expansão e sustentabilidade. “Essa é a visão do shopping do futuro. São três elementos essenciais que merecem destaque e exigem estratégias inovadoras para que sejam criadas ótimas experiências, especialmente de olho no público de alta renda”, argumenta.

É com esse olhar que Takano está a frente da visitação técnica que cerca de 30 gestores e executivos de shopping centers de 14 países da América Latina e Caribe realizam nos dias 24 e 25 de junho, em São Paulo. Estão na lista os shoppings Morumbi, JK, Eldorado e Cidade Jardim. O grupo participa do 2º Congresso Latino-Americano de Centros Comerciais, que acontece simultaneamente com a realização do 18º Congresso da Associação de Shopping Centers do Brasil (Abrasce) entre 26 e 28 deste mês no Expo Center Norte.

De acordo com o CEO da KT, é preciso os shoppings se adaptarem às novas tendências de consumo para continuar a atrair visitantes. “O consumidor hoje quer uma boa experiência na loja, mas busca por ambientes que vão além de um centro de compras. Espaços de entretenimento e de bem-estar, especialmente para o público acima dos 50 anos, quase não existem. Mas é preciso olhar para eles com carinho. Eles vão menos vezes ao shopping, mas gastam muito mais”, destaca Júlio Takano.

Embora o mercado de alta renda no Brasil não seja grande, ele exerce uma influência significativa sobre a economia, impulsionando novos comportamentos de consumo. Uma pesquisa da Bain & Company aponta que, no ano passado, 3,1 milhões de brasileiros receberam mais de R$ 10 mil mensais, enquanto cerca de 114 mil possuem mais de US$ 1 milhão em ativos líquidos.

De acordo com o Censo Brasileiro de Shopping Centers 2023-2024 da Abrasce, o setor registrou recorde de faturamento no ano passado, atingindo R$ 194,7 bilhões. O 1º Congresso Latino-Americano de Centros Comerciais aconteceu em Cartagena, na Colômbia, em abril de 2023. A visita guiada, na época, reuniu executivos e gestores de sete países.
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SOBRE A KT (www.kt.com.br)
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Constrói sólida reputação auxiliando clientes na construção de marcas icônicas, promovendo reposicionamento estratégico e cristalizando indulgências no ponto de venda para tangibilizar espaços comerciais verdadeiramente memoráveis, criando experiências sensoriais que simulem “10 minutos de férias por dia”. O escritório tem uma equipe de criação de negócios multidisciplinar, composta por Arquitetos, Designers, Artistas Plásticos, Visual Merchandisers, Estrategistas e Investidores. A equipe desenvolve Arquitetura de Negócios, criando lojas e transformando consumidores em fãs de marcas.
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