A Pormade Portas, uma das principais indústrias do Brasil e líder nacional na fabricação de portas prontas, é uma das grandes empresas que acredita na potencialidade do negócio e segue investindo massivamente para a geração de emprego e renda no Brasil. De origem 100% nacional, a companhia completa 85 anos no mercado, inovando não apenas nos negócios, mas também na gestão corporativa, sendo uma propagadora da importância do intraempreendedorismo.
Com 1.250 colaboradores totalmente atuantes em uma gestão 100% participativa, a Pormade é referência em cultura organizacional, figurando há 21 anos no ranking GPTW, que mensura a qualidade de vida no trabalho. Localizada em União da Vitória (PR) e com atuação em todo o território nacional, a empresa tem como premissa estar cada vez mais próxima do consumidor, oferecendo uma jornada de compra completa.
Há 40 anos à frente da Pormade está o diretor-presidente, Claudio Zini, também autor do livro “Comece Errado. Mas Comece”. A partir de uma viagem ao Japão nos anos 80, ele revolucionou a maneira de fazer negócio, colocando todos os colaboradores envolvidos em um processo de gestão inovador, onde têm a liberdade de sugerir melhorias e serem remunerados por isso.
“Temos 1.250 startups na Pormade. Cada colaborador é livre para dar ideias, desenvolver projetos, inovar e errar. Todos são donos do negócio. Nosso intraempreendedorismo é sinônimo de felicidade. Não existe um empreendedor infeliz, porque ele tem a oportunidade de realizar o que deseja. Empreendedor é um feliz na essência”, ressalta Zini.
A Pormade é uma geradora de riquezas para o Brasil, acompanhando o pulso de crescimento massivo da construção civil, do setor de arquitetura e de decoração. Com um parque industrial completo com 106 mil m² construídos, a companhia controla toda a produção. A estrutura permite que a Pormade tenha um dos melhores padrões de qualidade da América do Sul.
Com relação à gestão comercial da Pormade, João Ricardo Olinquevicz, diretor comercial e de marketing, acredita que “a Pormade vem mudando, diariamente, a cultura de vendas do mercado tradicional dos home centers. De uma maneira geral, a venda de portas mudou em relação aos últimos 40 anos. Trabalhamos com um time qualificado, para que cada vez mais a venda seja direta da fábrica, para o consumidor final, com a porta abrindo e fechando”.
Para Olinquevicz, a empresa está construindo um time cada vez mais capacitado e treinado, com consultores de vendas que fazem todo o trabalho de pré-medição e uma verdadeira consultoria em obra, além de um corpo técnico responsável por fazer a análise final para que, assim, as portas sejam enviadas à produção. “Outro pilar essencial são os instaladores 5 estrelas, que executam todo o processo de instalação com excelência, visando sempre a qualidade, desde a fabricação, até a instalação na casa do cliente”, completa.
Hoje, a Pormade atua com diversos modelos de negócios (entre eles, showroom, divulgadores, lojas autônomas, entre outros) e quer se tornar uma plataforma de negócios da construção civil. Com um faturamento, em 2023, de R$ 386 milhões, a empresa investe em pessoas e produtos como estratégia competitiva. A perspectiva é encerrar o ano com um crescimento de 25%, chegando a R$ 480 milhões.
O principal objetivo do diretor-presidente é revolucionar ainda mais a maneira de vender portas. Para ele, inovação não é apenas algo passageiro. “Inovação não é uma ideia genial que se aplica a todas as empresas. Inovação tem a ver com processos, com consistência e, sobretudo, com pessoas, e é também uma questão de sobrevivência”, defende.
Outro diferencial da Pormade é a preocupação com a sustentabilidade. Em 2020, iniciou um processo que visa tornar a empresa um polo de produção 100% sustentável até o fim da década. E para isso tem investido em energia limpa. A empresa não utiliza mais nenhum tipo de madeira que não seja de florestas renováveis. Toda a matéria-prima é proveniente de chapas mecanicamente processadas. E tem um parque fabril que funciona com energia renovável.
“Desde nossa fundação oferecemos soluções inteligentes e tecnológicas para descomplicar os processos construtivos e transformar os lares em um ambiente melhor para se viver. A Pormade está crescendo de forma exponencial e está a caminho de ter alma completamente digital, com pontos físicos de calor humano. Seguimos sonhando grande para nos tornarmos ainda mais uma plataforma de negócios na área da construção civil”, finaliza Zini.