São Paulo, junho de 2024 – Em um cenário em que a sustentabilidade transcende o status de tendência para se tornar uma necessidade, as empresas estão adotando medidas sustentáveis como uma manifestação de seu compromisso com o futuro do planeta e com as expectativas de consumidores cada vez mais conscientes.
Essas ações não apenas mitigam o impacto ambiental das operações corporativas, mas também atraem profissionais que valorizam e priorizam organizações engajadas em práticas responsáveis. Esse movimento reflete uma evolução na percepção das empresas em relação ao seu papel na sociedade, integrando sustentabilidade e responsabilidade corporativa como pilares essenciais de sucesso, além da busca pela lucratividade.
Mariane Guerra, vice-presidente de Recursos Humanos da ADP, líder global em soluções de gerenciamento de folha de pagamento e gestão de capital humano, para a América Latina, aponta quatro medidas sustentáveis que as empresas podem adotar para atrair e reter talentos:
1) Incorporar sustentabilidade na estratégia de atração de talentos: À medida que a força de trabalho se torna cada vez mais consciente do ponto de vista da sustentabilidade, a preocupação ambiental tem se tornado cada vez mais relevante no momento de tomada de decisão sobre a carreira. Promover práticas sustentáveis e comunicá-las eficientemente pode tornar a empresa mais atrativa para profissionais em busca de um propósito alinhado com seus valores. A divulgação dessas práticas em anúncios de emprego e redes sociais é crucial.
2) Fomentar o engajamento e dar visibilidade para a marca empregadora: A implementação de práticas que reduzam o impacto ambiental no ambiente corporativo, tais como programas de reciclagem, redução de desperdício, logística reversa para transporte e descarte de resíduos, incentivos ao compartilhamento de transporte (carpool), oferecer infraestrutura para ciclistas, etc. Além de demonstrar na prática o compromisso da organização com a sustentabilidade em seu dia a dia, tem impacto direto na motivação dos colaboradores.
Segundo a National Environmental Education Foundation (NEEF), cerca de 90% dos colaboradores envolvidos em projetos de sustentabilidade sentem-se mais satisfeitos e têm uma visão mais positiva da empresa. A comunicação dessas iniciativas deve ser ampla, utilizando mídias sociais, anúncios de emprego, blogs e newsletters.
3) Oferecer treinamento e oportunidades de adquirir conhecimento sobre práticas sustentáveis: Promover o desenvolvimento de habilidades e conhecimento sobre sustentabilidade reforça o compromisso social com o meio ambiente, possibilitando uma visão de crescimento sustentável e uma estratégia de longo prazo em toda a organização
4) Encorajar a participação: A colaboração de toda a equipe é vital para maximizar os esforços de sustentabilidade. Criar grupos focados em práticas verdes pode potencializar a inovação e o engajamento dos colaboradores. A implementação das sugestões de sustentabilidade da força de trabalho promove um sentimento de valorização e pertencimento. Reconhecer e recompensar contribuições individuais fortalece essa conexão com a marca empregadora.
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