Cada letra, uma arte: lettering estimula a criatividade

Read Time:3 Minute, 14 Second

* Por Fernanda Ricci, Gerente de produto do Grupo Leonora –

 

Em um mundo em que a comunicação é frequentemente reduzida a emojis, figurinhas e abreviações de palavras, o ato de desenhar letras à mão adiciona uma dimensão humana e pessoal ao cotidiano e às mensagens. Cada curva e traço reflete a individualidade do artista, transmitindo não apenas o significado do texto em si, mas também uma parte de sua própria identidade. Não à toa, o lettering está ressurgindo com força total, trazendo consigo um toque de nostalgia e o impulso que faltava rumo ao exercício criativo.

 

Do Instagram ao Pinterest, é difícil percorrer as mídias sociais sem se deparar com exemplos impressionantes de quem desenvolve o dom de desenhar letras expressando sentimentos únicos. Essa arte antiga começou a ser utilizada por designers para criação de logos e composições all type, e não demorou muito para cair na graça de muitos, principalmente dos amantes do universo da papelaria.

 

Pausa da saturação digital

O TikTok, por exemplo, tem se tornado uma plataforma incubadora de produtos personalizados e que estimulam o DIY (Do it Yourself). Enquanto muitas formas de arte contemporânea dependem de tecnologias avançadas e mídias digitais, o lettering é essencialmente analógico. Requer apenas papel, canetas e criatividade, tornando-se acessível a qualquer pessoa. Este retorno ao básico resgata uma habilidade tradicional e proporciona um refúgio tranquilizador do excesso digital.

 

Versatilidade

O lettering também é uma forma de arte versátil, já que pode ser aplicada em uma variedade de contextos. Desde convites de casamento até sinalização de lojas, a técnica adiciona um toque ímpar a uma ampla gama de projetos.

 

Forma de terapia

Mais do que uma arte decorativa, o lettering também é um exercício poderoso para a mente, o que provoca o desenvolvimento de jovens e adultos e contribui para o bem-estar, como uma atividade terapêutica. Ao desenhar letras à mão, os artistas e entusiastas se permitem relaxar, diminuindo assim a tensão muscular e o estresse. Além disso, devem considerar cuidadosamente o design, o equilíbrio e a composição de cada palavra, o que estimula a atenção aos detalhes e as habilidades artísticas fundamentais.

 

Como engajar ainda mais a comunidade?

Além do lançamento de novos produtos, com funções diferenciadas e efeitos exclusivos, grandes players do mercado de papelaria podem, por exemplo, buscar creators, influenciadores e consumidores que demonstram afinidade com esse universo para incentivar a produção de conteúdo espontâneo. Outra iniciativa que pode ser eficaz para promover ainda mais esse movimento é a realização de oficinas, workshops em lojas, espaços públicos e eventos para ensinar e trocar táticas de lettering.

 

Seja com marca-texto, hidrocor, ou marcador dual brush, a prática do lettering não é uma simples moda passageira, trata-se do retorno à essência da expressão humana. Em um mundo cada vez mais impessoal e digitalizado, a técnica oferece uma conexão tangível com o passado, uma pausa da tecnologia e um estímulo vital para a criatividade.

Então, da próxima vez que pegar um simples lápis ou uma caneta, considere experimentar essa forma de arte. Você pode se surpreender com o poder de inspirar, relaxar e revitalizar a comunicação (e a mente!).

 

*Fernanda Ricci é Gerente de Produto – Papelaria do Grupo Leonora, uma das maiores distribuidoras de produtos de papelaria do Brasil – E-mail: grupoleonora@nbpress.com.br.

 

 

Sobre o Grupo Leonora
O Grupo Leonora é uma das maiores distribuidoras de produtos de papelaria do Brasil, em constante movimento rumo à expansão. Fundado em 1984, a empresa gerencia as marcas de consumo Leo&Leo, Jocar Office, LeoArte e Letron que oferecem produtos escolares, artísticos e de escritório, além de eletrônicos; e administra a Leonora Ventures, que fomenta ideias inovadoras de educação e startups. Para mais informações, acesse: https://www.grupoleonora.com.br/.

DEBORAH FECINI
Assessora de Imprensa
deborahfecini@nbpress.com.br
www.nbpress.com.br

55 11 99419-5757