Um guia completo para tornar a viagem do seu pet mais segura e confortável, com tudo o que é necessário para o animal embarcar
Viajar com animais de estimação tem se tornado cada vez mais comum e, para muitos tutores, a possibilidade de levar seu gato ou cachorro no avião é essencial para tornar a experiência de viagem ainda mais gratificante.
Essa tendência vem aumentando conforme os anos, pois os responsáveis estão optando por levar seus companheiros junto deles a qualquer lugar, como foi constatado pela companhia aérea Air Europa, que registrou um aumento de 271% na quantidade de animais nos aviões em 2022, comparado a 2019.
Viajar com pet em aviões pode ser uma experiência tranquila e segura, contanto que você esteja devidamente preparado e siga todas as regras e recomendações estabelecidas pela companhia aérea.
Como se preparar para evar o cachorro no avião?
Antes de embarcar com seu animal de estimação, é fundamental verificar as políticas da companhia aérea escolhida. Cada empresa possui regras específicas quanto ao transporte de animais, incluindo restrições de raças, tamanhos e condições de transporte.
Além disso, é imprescindível providenciar uma caixa de transporte adequada, que atenda aos padrões específicos da empresa aérea e proporcione conforto e segurança do gato ou cachorro no avião.
Também é essencial verificar se o destino da viagem possui regulamentos específicos para a entrada de animais de estimação.
As principais regras para viajar de avião com o seu pet
As determinações para a viagem de animais podem variar conforme a companhia aérea escolhida.
No entanto, basicamente é necessário que o pet tenha o comprovante de vacinação em dia, principalmente a vacina antirrábica, e um atestado de saúde emitido por um médico veterinário, certificando que o animal está em boas condições para viajar.
Além disso, é obrigatório o uso de uma caixa de transporte adequada – que deve estar de acordo com as especificações da companhia aérea – e a passagem do animal.
Para poder levar o cachorro no avião, o pet precisa ter uma idade mínima de 2 a 4 meses e o peso máximo do animal e da caixa deve ser em torno de 5 a 10 kg, dependendo da companhia aérea.
Quais são os documentos necessários?
Os documentos exigidos para viagens nacionais são:
- atestado de saúde emitido com, no máximo, 10 dias de antecedência;
- carteira de vacinação atualizada do animal; e
- comprovante de vacina antirrábica aplicada a mais de 30 dias.
Já para voos internacionais, será necessário:
- todos os documentos listados acima;
- Certificado Zoosanitário Internacional (CZI), válido por 60 dias após a emissão; e
- Certificado Veterinário Internacional (CVI), válido por 60 dias após a emissão.
Como os pets serão transportados?
Durante o voo, os animais de estimação são acomodados na área de carga da aeronave ou podem viajar na cabine – abaixo do assento e dentro da caixa de transporte – em casos de animais de pequeno porte até 10 kg ou conforme os critérios definidos pela companhia aérea.
Com exceção de cães-guia ou cães de acompanhamento, pois eles são treinados para viajar de avião e podem ser levados ao lado do tutor e sob seu controle, com uma coleira.
Dicas para tornar a viagem agradável para o pet
Considere o seu bem-estar emocional e físico do seu animal. Forneça brinquedos e objetos familiares na caixa de transporte pode ajudar a entreter o cachorro no avião. Além disso, a interação e o carinho do tutor são essenciais para tranquilizar o animal de estimação em um ambiente desconhecido.
A última refeição dele deve ser antes de duas horas de viagem, para evitar enjoos, mas caso isso aconteça, dê água regularmente ou cerenia.