Estudantes do Colégio Santa Marcelina plantam 60 árvores em Belo Horizonte através de projeto educativo
– 110 estudantes do 9º ano do Colégio Santa Marcelina plantaram mudas no Parque Ecológico do Brejinho, localizado no bairro São Francisco
– Iniciativa que se baseia em metodologia de aprendizagem ativa surgiu a partir de projeto transdisciplinar de biologia, física, inglês, matemática e química
Belo Horizonte, Maio de 2024 – Estudantes da unidade de Belo Horizonte da Rede de Colégios Santa Marcelina plantaram cerca de 60 mudas de árvores no Parque Ecológico do Brejinho, localizado no bairro São Francisco, na capital mineira. A iniciativa, baseada em metodologia ativa, surgiu em um projeto transdisciplinar chamado “A sociedade e ações antrópicas no clima global da Terra” e envolveu 110 estudantes de três turmas do 9º ano da instituição, entre março e novembro de 2023.
O projeto foi desenvolvido pelos professores da instituição com o propósito de analisar a intervenção humana sobre o meio ambiente e o clima, identificar problemas socioambientais globais referentes ao clima da Terra, relacioná-los ao desenvolvimento sustentável e propor ações a nível local, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). Para isso, as disciplinas de Biologia, Física, Inglês, Matemática e Química foram integradas, abordando diferentes aspectos em cada matéria.
Segundo a professora da Rede de Colégios Santa Marcelina, Luiza Porto, após um aprofundamento teórico sobre o tema e pesquisa de campo no setor de mudas da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte, em uma parceria entre a Rede e a instituição, os estudantes se engajaram em uma ação em prol da sustentabilidade na cidade com o plantio em um ponto estratégico da capital mineira.
“O parque foi escolhido para a ação pois está situado numa área de recarga hídrica muito importante para a região, abrigando uma das nascentes do Córrego São Francisco e uma bacia de detenção de águas de chuva, equipamento que minimiza a ocorrência de alagamentos e enchentes durante o período chuvoso. Nesse sentido, é uma área de grande importância ecológica para a capital”, explica.
Como funciona o projeto
A iniciativa foi dividida em três etapas. Na primeira, os estudantes passaram pelas fases de reconhecimento do problema, sensibilização do tema e coleta de dados por meio da leitura de artigos em português e inglês. Na segunda etapa, realizaram o cálculo de emissão de CO2, tabulação, criação de gráficos e análise de dados e deram início à construção do projeto com plano de ação para modificação do cenário urbano de Belo Horizonte. Na terceira, e última, etapa, foi aplicado, na prática, o projeto de plantio de árvores.
Nesse contexto, Luiza explica que a iniciativa foi pensada como forma de desenvolver diferentes aspectos nos estudantes. “Com o projeto, foi possível promover uma maior conscientização ambiental em cada estudante, estabelecendo uma conexão emocional mais profunda com o meio ambiente e incentivando um senso de responsabilidade e cuidado com o planeta. Além disso, possibilitou o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e estimulou a curiosidade e a investigação”.
Luiza ressalta, ainda, que o plantio de mudas ofereceu uma experiência prática e tangível, tornando os conceitos abordados no ambiente de aprendizagem mais significativos e fáceis de entender. “O plantio aumentou a conscientização dos estudantes sobre questões ambientais e a importância da sustentabilidade. O envolvimento em atividades de conservação ambiental ajuda a desenvolver valores como respeito pela natureza, responsabilidade social e senso de comunidade”.
Em 2024, os estudantes da unidade de Belo Horizonte já iniciaram o projeto e outras unidades da Rede de Colégios Santa Marcelina também devem aderir à iniciativa nos próximos anos.
Sobre o Santa Marcelina
O Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina foi fundado em 1838 por Monsenhor Luigi Biraghi, com o auxílio de Marina Videmari, em Milão, na Itália. Dedicada à educação, à saúde e à assistência social, a Congregação difundiu-se globalmente a partir da instituição de colégios, hospitais e obras sociais.
Atualmente, presente em 8 países, espalhados por 3 continentes, e em 17 municípios e 9 estados brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Tocantins, o Instituto segue com a missão de levar adiante, com empenho e entusiasmo, a educação, a formação, a cura e a construção do ser humano íntegro e da sociedade. Tudo isto alinhado à uma metodologia inovadora de aprendizagem, alinhada às principais tendências do mercado educacional.