DIY na marcenaria: 4 ideias para colocar em prática suas habilidades

Read Time:2 Minute, 53 Second

Bancos, mesas e painéis são algumas peças que podem ser um verdadeiro desafio na marcenaria

A cultura do DIY (Do It Yourself, ou “faça você mesmo”, em tradução livre) tem ganhado cada vez mais espaço entre os brasileiros, seja para pequenos reparos em casa ou como hobby. Fazer uma coleção de ferramentas para todas as ocasiões, imaginar peças e métodos de construção de móveis é algo que toda pessoa que trabalha com marcenaria faz, até mesmo de maneira inconsciente.

Pensando nisso, nas pessoas de mente afiada e com vontade de construir algo com as próprias mãos, preparamos uma lista de 4 ideias de marcenaria para colocar à prova as suas habilidades de construção. Confira:

Nichos e prateleiras

Prateleiras e nichos de parede são um bom começo para quem quer entrar no mundo da marcenaria, pois são peças fáceis de produzir e que não requerem muitas ferramentas. As prateleiras mais simples são feitas com uma tábua – é muito importante que ela seja bem plana – e um par de mãos-francesas para fixar à parede.

Já para os nichos é preciso ter 4 partes de madeira iguais, se o projeto for de um nicho quadrado, ou de dois tamanhos, para um nicho retangular, e duas cantoneiras para nicho. Existem lojas de materiais de construção que já vendem o conjunto completo, com buchas e parafusos inclusos.

Bancos

Criar um banquinho já é um passo um pouco mais avançado na marcenaria, pois envolve corte preciso do assento e das pernas, uso de cola, uso de cavilhas, pregos ou parafusos, além de acertar o comprimento das pernas para que o banco não fique descompensado.

Existem diversos modelos diferentes para se inspirar para essa tarefa, desde bancos baixos para as crianças brincarem nas suas mesinhas, bancos compridos para jardim até mesmo bancos altos para serem usados em um bar ou balcão da cozinha.

Para quem quer testar as habilidades artísticas, é possível entalhar as pernas dos bancos usando uma ferramenta chamada formão para criar formas como folhas, flores e formas geométricas para um móvel mais estilizado.

Painel de parede

O painel de parede de madeira é ideal para instalar uma televisão e dar uma aparência mais aconchegante ao ambiente; para essa tarefa, já são utilizados tipos diferentes de madeira, uma mais resistente para fazer a estrutura do painel e outra com um bom acabamento para a estética. Para fazer um painel seguro, é muito importante se atentar a como ele será instalado na parede, com espaço suficiente entre o painel e a parede para passar o cabeamento dos aparelhos que serão usados no painel e ter certeza de que ele está nivelado em relação ao chão.

Para esse tipo de tarefa, podem ser usadas ferramentas como furadeira, lixadeira, chaves de fenda, cola, cavilhas, buchas de parede, parafusos e tampas para cobrir furos.

Mesa de parede retrátil

Uma forma de colocar as habilidades de marcenaria à prova é conseguir criar móveis e otimizar o espaço usado; para cozinhas apertadas, uma mesa de parede retrátil é muito útil, já que é uma superfície extra de preparo de alimentos e ao mesmo tempo pode se dobrar para não ocupar espaço do cômodo.

As mesas retráteis devem ser bem resistentes para aguentar o peso, portanto, deve-se procurar uma peça de madeira que seja resistente ao peso e à água. Além disso, é preciso ter um conjunto de braços retráteis específico para esse tipo de projeto. Felizmente essa peça é muito simples e fácil de encontrar.