a group of people riding on a bus

Como a tireoide afeta a saúde do coração?

Read Time:1 Minute, 30 Second

 

O Dia Internacional da Tireoide é celebrado todos os anos no dia 25 de maio como uma forma de chamar atenção para os múltiplos fatores genéticos, ambientais e outros, que contribuem para o desenvolvimento de doenças da tireoide.

A tireoide é uma glândula importante, localizada na parte anterior do pescoço, responsável por produzir hormônios – T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) –, que agem na função de órgãos vitais, como coração, cérebro, fígado e rins, garantindo o equilíbrio do nosso organismo. Quando não está funcionando adequadamente, pode liberar hormônios em excesso, provocando o hipertireoidismo ou em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo.

Em ambos os casos, o coração é afetado. O descontrole da tireoide pode causar baixa frequência cardíaca, quando se trata do hipotiroidismo, e arritmia ou insuficiência cardíaca, conectada ao hipertireoidismo

“O hipertireoidismo acelera as funções vitais do organismo. Nesse caso, o coração responde com taquicardia, podendo apresentar arritmias, como a fibrilação atrial e, em alguns casos, pode desenvolver insuficiência cardíaca por débito elevado de demanda. Em pessoas que já tenham pressão alta, pode ocorrer descontrole da doença”, alerta o cardiologista Cláudio Catharina, do Hospital Icaraí, em Niterói.

O médico complementa que, em pacientes com doença das coronárias, pode precipitar angina.

“O hipotireoidismo também afeta o coração, podendo comprometer sua função e provocar baixa frequência cardíaca e, algumas vezes, até bloqueios avançados da estimulação elétrica do coração. Pode também piorar a doença das coronárias e a insuficiência cardíaca. É muito comum apresentar derrame no pericárdio, a membrana que envolve o coração, por conta do que se chama mixedema, uma infiltração líquida das serosas. O pericárdio e a pleura são frequentemente acometidos”, explica.

Para falar sobre o tema, eu indico o Gestor de Cardiologia da Unidade Coronariana do Hospital Icaraí em Niterói, Dr. Claudio Catharina (CRM 536644/RJ).

Contato para imprensa: Lilian Lopes

21 99207-2949