A farmacêutica brasileira torna-se responsável pela expansão da promoção médica no Brasil do contraceptivo oral líder da multinacional Bayer
Pela primeira vez, as farmacêuticas Bayer e Biolab estreitam seu relacionamento comercial e fecham acordo para distribuição e promoção médica no Brasil, pela Biolab, do contraceptivo oral Qlaira®. Com esta ação, a Bayer permanece sendo detentora do registro do medicamento no Brasil e responsável pela fabricação, todavia amplia um novo modelo de negócios que está sendo aplicado também em outros países para reorientar a gestão de seu portfólio. Este modelo operacional já foi implementado na Argentina, além de estar em negociações em outros países da América Latina.
A Biolab tem a quarta maior força de vendas do Brasil e promoverá o medicamento para, aproximadamente, 21 mil ginecologistas, somando Qlaira® à sua linha de saúde feminina. Hoje, a marca movimenta mais de 173 milhões de reais anualmente, segundo dados da IQVIA. Desde o seu lançamento em 2011, o medicamento já beneficiou mais de 3 milhões de pessoas no Brasil.
“A Biolab tem foco em inovação, e a parceria com a Bayer será mais um sucesso, para continuarmos oferecendo eficácia e segurança para a classe médica e pacientes. Apesar de ser a primeira parceria com a multinacional alemã, já temos experiência nesse tipo de acordo, somando, atualmente, mais de 50 parcerias internacionais com foco em inovação, o que nos dá cada vez mais relevância e credibilidade”, detalha Cleiton de Castro Marques, CEO da Biolab Farmacêutica.
A comercialização teve início em abril de 2024 e a parceria amplia o leque de opções às mulheres que preferem e possuem indicação de uso dos métodos anticoncepcionais orais. “Hoje, os hormônios presentes nas pílulas anticoncepcionais vão muito além da prevenção da gravidez. Oferece redução nos sintomas de menorragia, quando há fluxo intenso e/ou prolongado, que acaba afetando a qualidade de vida dessas pacientes, além de possuir baixos efeitos colaterais. Pela inovação e preocupação com a qualidade de vida dessas pacientes, o anticoncepcional Qlaira® possui grande sinergia com o nosso portfólio”, destaca Dr. José Roberto da Costa Pereira, diretor de Negócios e Inovação da Biolab.
Para a Bayer, que tem mais de 60 anos de tradição em saúde feminina, Qlaira® representa um importante marco em sua trajetória. Por isso, essa parceria simboliza mais um avanço do compromisso global da farmacêutica alemã em oferecer mais acesso para o planejamento familiar e impactar 100 milhões de mulheres até 2030 com métodos de longa duração. Uma pesquisa realizada com o apoio da Bayer junto à Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), revelou que 62% das mulheres que já engravidaram no País tiveram pelo menos uma gravidez não planejada, sendo que 54% das entrevistadas que tiveram alguma gravidez não planejada não usavam contraceptivo. “Por isso que a força de vendas ampla da Biolab irá colaborar com a nossa missão de levar mais informações sobre
métodos contraceptivos para mulheres de todo o Brasil. Sob a ótica de negócios, essa parceria nos permitirá crescer dois dígitos nos próximos cinco anos, ao mesmo tempo que nos proporcionará manter o foco em nosso compromisso global”, afirma Adib Jacob, presidente da divisão farmacêutica da Bayer no Brasil e líder regional da América Latina.