Auditorias da ISO 9001 já abordam eventos climáticos na abordagem de risco das organizações

Read Time:1 Minute, 19 Second

Nota orientativa recomendando a mudança para as certificadoras foi publicada pelo IAF – Fórum Internacional de Acreditadores

O IAF – Fórum Internacional de Acreditadores publicou uma nota orientativa recomendando que, durante as auditorias de Sistemas de Gestão da Qualidade, seja verificada a análise das organizações para possíveis impactos em relação às mudanças climáticas, nas questões internas e externas que podem afetar a eficácia do seu sistema de gestão.

Apesar disso, não será necessário que as empresas que já possuam certificados façam algum tipo de atividade extraordinária, devendo apenas verificar os requisitos e avaliar se os aspectos sobre as mudanças climáticas foram considerados.

Dentro do processo de revisão da norma ISO 9001, com previsão de publicação de nova versão para dezembro de 2025, o tema será passível de requisito – deixando de ser apenas uma orientação e se tornando mandatório. A tendência é de que a nova versão da mais aplicada norma de gestão do planeta traga consigo um maior alinhamento com os temas de ESG.

Para os interessados em aprender mais sobre o assunto e se preparar para a aplicação da regra, a Escola Técnica Fundatec (ETF), abriu as inscrições do curso de Formação de Auditores Internos da Norma ISO 9001, que aplica em sua metodologia uma abordagem baseada em risco. As aulas serão realizadas no dia 08 de junho, das 08h30 às 17h30, na sede da Fundação (Rua Professor Cristiano Fischer, 2012 – Partenon – Porto Alegre/RS).

Inscrições e mais informações pelo link a seguir: https://www.sympla.com.br/evento/curso-formacao-de-auditores-internos-da-norma-iso-9001/2272499?referrer=www.fundatec.org.br