(*) Por Caroline Romeiro
Devido à inovação e a transformação digital em alta, a busca por profissionais qualificados de tecnologia está cada vez mais acirrada. Segundo a Brasscom – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação – o mercado demandará em nosso país 797 mil profissionais de TI até 2025, sendo que só formamos 53 mil ao ano, representando um desbalanceamento de 530 mil vagas não preenchidas. Com este cenário adverso, destaco a importância da equipe de Recursos Humanos na construção de uma marca empregadora forte na comunicação com seus colaboradores e potenciais candidatos, bem como para todos os seus stakeholders, fortalecendo o seu Employer Branding.
Analiso o conceito de Employer Branding, ou gestão da marca empregadora, como um conjunto de estratégias adotadas pelas empresas para aprimorar e desenvolver a reputação e a cultura de uma companhia com seus públicos-alvo, sendo um fator indispensável em um mercado tão disputado como o de TI. Criar uma imagem positiva para seu público se tornou mandatório, principalmente em uma geração em que quase a totalidade das pessoas (83%) só interagem com marcas associadas a seus valores pessoais, segundo o relatório anual “Global Consumer Pulse” realizada pela Accenture, maior empresa de consultoria de Tecnologia do mundo.
Mas como podemos aprimorar nossa imagem corporativa em busca de atrair e reter talentos? Existem algumas estratégias que a equipe de RH precisa estimular no ambiente de uma corporação para que as equipes se tornem mais engajadas e positivas. A primeira delas é estar alinhada com as práticas do ESG e divulgar a cultura da companhia para um público abrangente. Também é fundamental trabalhar a imagem dos gestores da marca em todos os canais da empresa, auxiliando na humanização das lideranças. Os colaboradores, ao se sentirem valorizados e engajados, também auxiliam de forma natural na construção positiva da marca, compartilhando suas experiências nas redes sociais e em ambientes que frequentam. Além disso, o time de RH pode fazer parte deste buzz de notícias positivas, divulgando de forma consistente a cultura e os valores da empresa nos seus canais de comunicação.
Outro ponto fundamental é a educação. É crucial que seja desenvolvida uma verdadeira universidade dentro da empresa, com programas de capacitação que façam com que os colaboradores estejam sempre em evolução e consigam almejar um crescimento dentro da companhia. E isso é ainda mais relevante no segmento de TI, onde as ferramentas de trabalho estão em constante evolução.
Por fim, destaco a importância da equipe de RH ser ativa no setor, participando de encontros e eventos para que haja a interação com outros players, busque novas ideias e consiga prospectar talentos dentro destes ambientes. Para auxiliar nas contratações, é possível, inclusive, criar um programa efetivo de indicação, para que os colaboradores, por meio de incentivos e bonificações, consigam auxiliar nesta busca pelo preenchimento das vagas com profissionais qualificados e de confiança.
Vejo a adesão dessas estratégias como indispensáveis na busca por profissionais qualificados no mercado brasileiro de Tecnologia. Sem um Employer Branding fortalecido e a divulgação estratégica de sua marca em canais internos e externos, encaro como impossível a busca qualificada e retenção de talentos no setor.
(*) Caroline Romeiro é coordenadora de Recursos Humano da Adistec Brasil.