A Residência Médica é uma especialização realizada em institutos de Saúde, e é um período de intenso aprendizado para os médicos em formação. Normalmente, o período de Residência dura em torno de 3 anos, e os residentes passam por uma carga horária de 60 horas semanais. Esse programa determina a formação prática e teórica dos profissionais que se tornarão especialistas na área escolhida.
Pelo fato dessa fase determinar a especialização dos estudantes na medicina, é comum que muitas dúvidas surjam, como por exemplo: médicos residentes possuem direito a férias? Para onde encaminhar denúncias sobre irregularidades no funcionamento de instituição ou programa? O médico residente tem direito a afastamento para tratamentos de saúde?
Para sanar essas e outras questões sobre a Residência Médica, a Associação Paulista de Medicina (APM) reunirá amanhã, dia 17, quarta-feira, especialistas que explicarão sobre os direitos assistenciais dos Programas de Residência Médica e tirarão dúvidas gerais sobre o tema. Lucas Rinaldi Faidiga, presidente da Associação Nacional de Médicos-Residentes, e Miguel Batista Ferreira Neto, representante cearense da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), são os palestrantes da noite.
“A rotina do médico residente acaba sendo uma das mais puxadas e desafiadoras durante a formação médica”, afirma Miguel. “Por isso é tão importante discutirmos o assunto e auxiliarmos os residentes com orientações a respeito dos questionamentos que podem surgir quando estiverem nessa fase da carreira”.
Miguel considera que uma das dúvidas mais comuns entre os residentes médicos é a de que se é possível conciliar as atividades da residência médica com demais atividades empregatícias – e ele adianta que sim, é permitido. “Nada impede que o médico residente exerça funções quaisquer, seja ela médica ou não, desde que fora do horário pré-estabelecido pela carga horária da residência médica”, explica.
Para saber mais e poder esclarecer outras perguntas sobre a residência médica, assista ao novo episódio do Webinar APM pelo canal do YouTube pelo link: https://www.youtube.com/live/Q-cKQvx2BWo?si=ZOmRfQgOIIVTfsuc
Sobre a Associação Paulista de Medicina (APM)
Representante dos médicos desde 1930, a Associação Paulista de Medicina está presente em todo o estado de São Paulo por meio de 70 Regionais. Além de contribuir com a elaboração das políticas de Saúde e qualificação da assistência médica, a APM luta para valorizar o médico nos sistemas público e privado de Saúde. Promove diversas atividades de educação médica continuada, como eventos científicos e o Instituto de Ensino Superior da APM (IESAPM), e oferece serviços e benefícios aos associados e sociedade, incluindo o Residencial APM e o Hotel Fazenda APM. Saiba mais no site: www.apm.org.br
Serviço
Webinar APM
Tema: “Principais Dúvidas na Residência Médica”
Convidados:
- Dr. Lucas Rinaldi Faidiga – R2 de Clínica Médica no Hospital Evangélico de Londrina e Presidente da Associação Nacional de Médicos-Residentes.
- Dr. Miguel Batista Ferreira Neto – Médico formado pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI, Teresina-PI (2020); Residente do terceiro ano em Cirurgia Geral pelo Hospital Regional de Cariri, Juazeiro do Norte-CE (ESP-CE); Representante cearense da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR).
Apresentação:
- Prof. Dr. Antonio José Gonçalves – Presidente da Associação Paulista de Medicina.
Moderação:
- Profa. Dra. Marianne Yumi Nakai – Diretora Científica Adjunta da Associação Paulista de Medicina.
- Dr. Maikon Madeira – Médico Cirurgião Geral; R5 em Cirurgia Cardiovascular no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen; Coordenador do MBA de Gestão em Saúde do BBI (Business Behaviour Institute) of Chicago e Presidente da Associação Brasileira de Residentes de Cirurgia Cardiovascular (ABRECCV).
Data: 17/04 (quarta-feira)
Horário: das 19:30 às 21:00
Link de transmissão: https://www.youtube.com/live/Q-cKQvx2BWo?si=ZOmRfQgOIIVTfsuc
Confira os últimos episódios do Webinar APM em https://www.youtube.com/playlist?list=PLcS6sflwRh3vNiuLT0G8RDA_9fH5jUStw
Gratuito, aberto a todos os públicos