HEF realiza mais de 9 mil atendimentos no Pronto-Socorro em março de 2024

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Com perfil de urgência e emergência, a unidade de Formosa recebeu 49% de pacientes estáveis e um aumento de 19% de atendimento neste ano

 

Com o aumento efetivo dos casos de dengue, o Hospital Estadual de Formosa (HEF), unidade do governo de Goiás, administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), tem enfrentado um grande aumento no número de pacientes no pronto-socorro. Enquanto nos meses de janeiro a março de 2023 o hospital recebeu cerca de 21 mil pacientes, no mesmo período deste ano, esse número saltou para mais de 26 mil, representando um aumento expressivo de 19,31%. Somente em março de 2024, o hospital realizou 9.333 atendimentos, evidenciando esse aumento significativo. A média de 311 atendimentos diários registrados neste mês é 46 a mais do que a média do mesmo período em 2023, destacando o aumento na demanda por serviços de saúde.

Esse aumento tem exigido ainda mais dos profissionais atuantes no pronto-socorro, que funciona 24 horas por dia. A equipe conta com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, maqueiros, biomédicos e demais profissionais para levar o melhor atendimento à população. Para os atendimentos de porta aberta, que recebe todos os pacientes, a unidade conta com o quadro de médicos completo.

Além disso, antes de entrar para a consulta, todos os pacientes são classificados de acordo com o Protocolo de Manchester – um sistema mundial adotado em hospitais e serviços de saúde – para identificar a gravidade de cada caso. Dessa forma, nos meses de janeiro a março de 2024, os atendimentos de caráter pouco urgente somam quase a metade, chegando a 49,5%.

Para o diretor do HEF, Luciano Dutra, é fundamental destacar que, mesmo diante deste período desafiador de aumento de casos de dengue, o atendimento prestado aos cidadãos de Formosa e região continua mantendo os padrões e protocolos de qualidade nacionais e internacionais esperados. “A dedicação da equipe médica e a eficiência dos protocolos de atendimento têm sido essenciais para garantir que cada paciente receba a assistência necessária, reafirmando o compromisso do hospital em oferecer cuidados de saúde de excelência”, afirma Luciano.

Classificação de risco

As classificações de risco não urgente (cor azul) e pouco urgente (cor verde), podem ter um tempo de espera maior, pois são pacientes estáveis que podem buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde do município. A prioridade de qualquer unidade de pronto atendimento são os pacientes de maior gravidade, pois apresentam risco de morte.

Contudo, alguns pacientes classificados como não urgente (cor azul) e pouco urgente (cor verde), optam pelo atendimento na unidade de pronto-socorro gerando um fluxo maior de atendimento no Hospital. Essa classificação visa otimizar o fluxo de pacientes, garantindo que aqueles com necessidades urgentes recebam atenção imediata e adequada, ao mesmo tempo em que busca direcionar os casos menos urgentes para locais mais apropriados, contribuindo para um sistema de saúde mais eficiente e eficaz.

Assessoria de Comunicação do HEF