Boas dicas para varejista vender mais já a partir do Dia das Mães

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OITO PASSOS PARA O VAREJO SE PREPARAR PARA BOAS VENDAS JÁ A PARTIR DO DIA DA MÃES

 

Paulo Moratore*

 

O varejo é um setor dinâmico, em constante evolução e com inúmeras oportunidades de vendas, principalmente devido às datas comemorativas. Tivemos em abril a Páscoa, que infelizmente apontou recuo de 5% nas vendas como revelou o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), e nos próximos meses teremos Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e o Natal.

 

Para garantir que sua loja esteja pronta para enfrentar essas datas comemorativas e aproveitar ao máximo as oportunidades de vendas que elas oferecem, é importante se preparar com antecedência. Neste artigo apresento oito dicas que vão te dar um empurrãozinho na hora de se preparar para as campanhas no varejo.

 

1) Monte um calendário sazonal 

O primeiro passo para se preparar para as campanhas em datas comemorativas é conhecer o calendário e as principais datas do ano (há outras boas oportunidades no calendário). Cada época tem suas próprias características e necessidades. Por exemplo, o Natal é considerado o período mais importante do ano para muitos varejistas, enquanto o Dia das Mães e o Dia dos Namorados são para outros. Ao desenvolver um calendário baseado no comportamento do seu público, você pode se planejar e garantir que tenha tempo suficiente para se preparar para cada evento.

 

2) Analise os resultados das campanhas passadas 

Antes de começar a planejar as próximas ações, é importante analisar os resultados das campanhas passadas. Isso pode ajudá-lo a identificar o que funcionou bem e o que pode ser melhorado. Verifique informações sobre quais produtos foram mais populares em campanhas anteriores, quais canais de marketing foram mais eficazes e quais promoções oferecidas geraram mais vendas.

 

Usando essas informações, você pode ajustar sua estratégia de marketing e vendas para maximizar o retorno sobre o investimento. Além disso, analisar os resultados das campanhas passadas também pode ajudá-lo a entender as tendências do mercado e ajustar sua estratégia de acordo os resultados.

 

3) Defina metas claras e objetivas

Uma vez que você conhece o calendário das datas comemorativas e analisou os resultados passados, é hora de definir metas claras para cada ocasião. Isso pode incluir metas de vendas, metas de conversão, metas de tráfego ou qualquer outro objetivo que você deseje alcançar.

 

Em seguida, estabeleça um orçamento e crie um cronograma para suas atividades de marketing e vendas. Definir metas claras ajuda a manter o foco e a motivar sua equipe a trabalhar em conjunto para alcançar esses objetivos.

 

4) Crie uma estratégia de marketing 

Uma das chaves para o sucesso das campanhas no varejo é criar uma estratégia de marketing eficaz. Isso pode incluir publicidade em mídias sociais, e-mail marketing, anúncios pagos, promoções especiais e muito mais.

 

Ao desenvolver uma boa estratégia, você pode garantir que sua mensagem chegue ao seu público-alvo e os incentive a fazer negócios com você durante e após as datas especiais. Contudo, certifique-se de que suas promoções sejam atrativas o suficiente para incentivar a compra, mas também viáveis do ponto de vista financeiro.

 

5) Prepare sua equipe 

Não importa o quão bem planejada seja sua campanha, se sua equipe não estiver preparada para lidar com o aumento do tráfego e da demanda, você pode enfrentar problemas. Certifique-se de que sua equipe esteja treinada e pronta para lidar com o aumento do fluxo de clientes durante os períodos sazonais.

 

Isso pode incluir a contratação de funcionários temporários (especialmente no fim de ano), fornecer treinamento adicional para sua equipe atual e ajustar o cronograma de trabalho para garantir que você tenha pessoal suficiente durante os horários de pico e sobre hipótese alguma sobrecarregue seus funcionários a ponto de desmotivá-los.

 

6) Ajuste seu estoque 

Não há nada pior do que não ter o produto certo disponível durante uma campanha. Certifique-se de que seu estoque esteja preparado com antecedência e que você tenha uma boa ideia da demanda esperada para cada produto. Reforçamos a necessidade de analisar os dados das campanhas passadas.

 

Durante as campanhas, a demanda por certos produtos pode aumentar consideravelmente (chocolates e peixes na Páscoa, por exemplo). Certifique-se de que não faltará produto durantes as ações e você ficará sem vender. Essa frustração, além de prejudicar seus resultados, causa uma má impressão com o cliente, que não retornará ao seu estabelecimento.

 

7) Ofereça kits temáticos e personalizados

Durante as campanhas, a criatividade é sempre muito bem-vinda para cativar e atrair o cliente. Experimente desenvolver kits de presentes temáticos e personalizados para cada tipo de cliente, mas divulgue-os com antecedência, para criar expectativa e despertar o desejo nos consumidores.

 

Ah! E não se esqueça de disponibilizar embalagens especiais, principalmente em datas de grande valor afetivo, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Natal. Dessa forma, você cria uma oferta de valor, fazendo com que o cliente escolha a sua loja para essa compra especial.

 

8) Garanta uma boa experiência de compra

A experiência de compra é determinante para que alguém volte a comprar em uma loja. Durante as campanhas— e em toda a jornada de compra — é importante garantir que seus clientes tenham uma boa experiência. Isso pode incluir a disponibilização de opções de pagamento flexíveis, uma comunicação visual intuitiva no PDV, degustações e um bom atendimento ao cliente, que vá além do que ele espera.

 

Afinal, mesmo antes de comprar, o cliente nutre uma expectativa em relação ao produto e à própria compra em si — ele espera um atendimento rápido e humano, boa sinalização de produtos, etiquetas de preços atualizadas e, por que não, ser convencido a comprar mais.

 

Com uma estratégia bem planejada e executada, o varejista pode maximizar as oportunidades de vendas durante as campanhas sazonais e aumentar o sucesso da sua loja. Comece a se planejar. Você está com a faca e o queijo na mão para se destacar diante da concorrência.

 

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SOBRE A PRICEFY (www.pricefy.com.br)

A Pricefy by Selbetti nasceu no ano de 2017 com o propósito de transformar a experiência na loja com mais eficiência. Utiliza tecnologia de ponta para fazer da comunicação na loja uma experiência transformadora para colaborador e shopper.

 

A empresa possui a única solução do país no gerenciamento da comunicação de preços omni-mídia para o varejo físico proporcionando inteligência, agilidade, eficiência operacional, redução dos custos e aumento das margens para o varejista.

 

Atua em diversos segmentos como supermercados, home center, farmácia e atacarejo, totalizando mais de 130 clientes, 8.7 mil lojas físicas e 70 mil usuários na plataforma. Orgulha-se em atender e ser reconhecida pelos maiores varejistas do Brasil como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Casas Bahia, Grupo Mateus, DIA, Cybelar, Obramax, Leroy Merlin, etc.

 

Hoje faz parte do Grupo Selbetti, a maior integradora de outsourcing em tecnologia, que conta com soluções ponta-a-ponta, e tem o propósito de integrar tecnologia para resolver diversos desafios organizacionais, estando entre as empresas que mais crescem no país.

 

 

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