ANBC desmistifica a negativação em e-book e vídeo voltados a solucionar dúvidas relacionadas à ferramenta de recuperação de crédito

Read Time:1 Minute, 41 Second

Conteúdos estão disponíveis gratuitamente no site da entidade; vídeo pode ser acessado também no canal da associação no YouTube

São Paulo, 24 de abril de 2024: Comprometida a desmistificar o assunto negativação, a Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) elaborou o e-book “Fui Negativado. E agora?”, e um vídeo com explicações objetivas sobre o tema e que solucionam as principais dúvidas relacionadas a essa importante ferramenta de recuperação de crédito. A iniciativa ocorre em um momento em que mais de 72 milhões de brasileiros estão em situação de inadimplência, segundo dados do setor de birôs de crédito.

Os conteúdos têm por objetivo elucidar o que é a negativação, os prazos envolvidos na comunicação do registro da inadimplência e na retirada do nome do cadastro de inadimplentes, além de pontuar as diferenças em relação ao protesto. Tanto o e-book quanto o vídeo destacam ainda as funções e a importância da negativação.

De acordo com a ANBC, a ferramenta funciona também como um alerta, uma vez que o devedor pode desconhecer um compromisso financeiro em aberto, prova disso é que quase 30% das dívidas comunicadas por e-mail e SMS são pagas imediatamente.
A negativação desempenha ainda um papel relevante como um chamado do credor para a renegociação de débitos, já que o devedor pode a qualquer momento negociar e sanar sua dívida, deixando o cadastro de inadimplentes. Na outra ponta, o credor recupera o crédito concedido.

“Precisamos falar sobre a negativação, seu papel na educação financeira e seu impacto negativo no processo de crédito, já que a presença no cadastro de inadimplentes pode limitar o acesso ao crédito ou resultar em condições menos favoráveis ao tomador de crédito. A negativação é também uma ferramenta que pode prevenir as consequências de se contrair novas dívidas que possam colaborar para o superendividamento”, afirma Elias Sfeir, presidente da ANBC.

Os materiais podem ser acessados gratuitamente em
Canal da ANBC no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=fF9kZbQhS9c
Site da ANBC https://anbc.org.br/estudos-e-conteudos/